Profissionais de saúde continuam sendo vacinados

Profissionais de saúde continuam sendo vacinados

Porto Velho, RO - Profissionais de saúde em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela Prefeitura de Porto Velho, conforme o Plano de Imunização. Na próxima semana, de 2 a 5 de março, uma força tarefa será realizada no Centro Universitário São Lucas – Campus 2 (antiga Ulbra), das 9h às 16h, para aplicação de primeira e segunda.


Desde o dia 15 de fevereiro, quando o município iniciou a aplicação da segunda dose, as equipes de vacinadores itinerantes percorreram estabelecimentos de saúde do setor público (municipal, estadual e federal) e privado, realizando a imunização in loco. Agora, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) volta as ações para outra força tarefa.

Os profissionais de saúde que receberam a primeira dose entre os dias 03 e 05 de fevereiro, em ação realizada no Centro Universitário São Lucas, devem voltar ao local para fechar o ciclo de proteção. A previsão da Semusa é administrar a segunda dose em cerca de 3 mil profissionais; outros 1,5 mil devem comparecer para a primeira dose do imunizante.

Para a segunda dose, os profissionais de saúde devem apresentar o comprovante que receberam no ato da primeira aplicação. Já os que serão vacinados pela primeira vez devem ter os nomes relacionados em listas enviadas pelos estabelecimentos de saúde nos quais trabalham. A Semusa está em contato com as unidades que atendem os critérios do Ministério de Saúde solicitando essas relações nominais. Todos precisam apresentar RG, CPF, Cartão do SUS e um documento comprobatório da atuação profissional (será aceito escala ou declaração de serviço).

A Semusa ressalta que o profissional que não conseguir receber o imunizante neste momento será contemplado conforme o município receber novas doses de vacina.

A previsão é administrar a segunda dose em cerca de 3 mil profissionais

A previsão é administrar a segunda dose em cerca de 3 mil profissionais

 

VACINAÇÃO PARA IDOSOS

Idosos com idade acima de 80 anos que não foram contemplados na primeira etapa terão uma nova oportunidade de receber a primeira dose do imunizante. As 1.550 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz, recebidas na quarta-feira (24), são insuficientes para atender um novo grupo de idosos, por isso parte delas serão aplicadas em idosos com mais de 80 anos que faltaram ou não agendaram a vacinação deste público que ocorreu anteriormente.

A imunização para este público será novamente através do sistema de agendamento desenvolvido pela prefeitura de Porto Velho. A data para agendamento, bem como horário e local de vacinação serão anunciados nos próximos dias pela Semusa.

A vacinação de outros grupos de idosos contemplados na Fase 1 do Plano de Imunização vai ocorrer assim que a Semusa receber doses suficientes para atender a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

VACINADOS

Até o momento, 3.440 mil idosos foram vacinados com a primeira dose da vacina Oxford, cuja segunda dose deve ser aplicada em noventa dias. Os profissionais de saúde contemplados com a primeira dose da vacina CoronaVac somam 14 mil, outros 4 mil receberam a segunda dose, de acordo com o Departamento de Imunização da Semusa.