Primeiro balanço do Acampamento Verde é apresentado

Primeiro balanço do Acampamento Verde é apresentado

Porto Velho, RO - As equipes da Prefeitura de Porto Velho e órgãos parceiros que estão em missão no movimento Acampamento Verde divulgaram os primeiros resultados dos trabalhos. Inicialmente, as atividades estão concentradas no distrito de Extrema, na região de Ponta do Abunã.

Os atendimentos foram concentrados na Escola Municipal do Ensino Fundamental 13 de Maio, com trabalhos relacionados ao desenvolvimento de políticas públicas socioambientais. Um dos focos é a sensibilização dos pequenos produtores e agricultores da região quanto às queimadas e incêndios florestais que são comuns no período em que as chuvas são mais escassas.

Além desse trabalho, no local foram confeccionados 150 documentos de Identidade, 45 Carteiras de Trabalho, 65 passes-livres, oito ações de busca ativa voltadas para a educação ambiental, 145 testes rápidos de HIV, sífilis, tipagem sanguínea, hepatite B e C e 15 testes swab para a detecção de Covid-19.

Na parte que compete ao município, os trabalhos são feitos pelas Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD). Participam também órgãos estaduais e o Corpo de Bombeiros Militar.

A ação acontece  no distrito de Nova Califórnia nesta terça e quarta-feira

A ação acontece no distrito de Nova Califórnia nesta terça e quarta-feira

O secretário da Sema, Alexandro Pincer, diz que a participação de funcionários da Prefeitura no movimento Acampamento Verde representa o compromisso do município com a preservação ambiental e desenvolvimento sustentável na próspera região de Ponta do Abunã. “Este é o momento em que podemos contribuir prestando assistência às pessoas com informações importantes sobre como evitar as queimadas. Mas nossa presença significa, também, que estamos juntos, que estas comunidades têm apoio constante”, afirmou.

AGENDA

Nesta terça e quarta-feira (27 e 28), as equipes vão ao distrito de Nova Califórnia. O atendimento será feito Escola Municipal do Ensino Fundamental Maria Jacira Feitosa, na rua Cafelândia, s/nº. A missão será concluída no dia 1º de agosto.

O Acampamento Verde é um movimento de ação integrada previsto no Plano Integrado de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais do Estado. Tem como objetivo desenvolver ações socioambientais e mobilização de prevenção e combate às queimadas na região de Porto Velho, sobretudo nos distritos da região de Ponta do Abunã, na divisa com o estado do Acre.