Os que brincam com fogo se queimarão, adverte China aos EUA sobre manobras perto de Taiwan

Os que brincam com fogo se queimarão, adverte China aos EUA sobre manobras perto de Taiwan

Porto Velho, RO - Sputnik - O Exército de Libertação Popular (ELP) iniciou nesta sexta-feira (18) exercícios militares perto do estreito de Taiwan, o que coincide com a visita a Taipé de um alto funcionário dos EUA que suscitou fortes protestos por parte de Pequim.

ELP iniciou nesta sexta-feira (18) exercícios militares no mesmo dia em que o subsecretário de Estado para o Crescimento Econômico, Energia e Meio Ambiente dos EUA, Keith Krach, deverá se reunir com a presidente Tsai Ing-wen.

Durante uma coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (17), Wang Wenbin, porta-voz da chancelaria chinesa, disse que "China opõe-se firmemente a qualquer forma de relações oficiais entre EUA e Taiwan" e que a chegada de Krach à ilha, que já é a segunda visita de um alto funcionário de Washington em dois meses, "viola gravemente o princípio de 'uma só China'" e "mina as relações sino-americanas".

Por sua vez, o porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Ren Guoqiang, afirmou que os exercícios "são uma ação justificada e necessária para salvaguardar a soberania nacional e a integridade territorial", avança portal China Daily.

"Taiwan é uma parte inseparável da China, e a questão de Taiwan é puramente um assunto interno da China. Não podemos permitir que potências estrangeiras interfiram", disse Ren.

Sejam os EUA usando a ilha para pressionar a China ou os secessionistas de Taiwan convidando potências estrangeiras para beneficiar sua pauta, "estas ações são meras ilusões e estão condenadas ao fracasso", declarou o porta-voz, acrescentando que "os que brincam com fogo se queimarão".

As relações oficiais entre Pequim e Taipé foram suspensas em 1949, depois que as forças do partido nacionalista chinês Kuomintang, liderado por Chiang Kai-shek, sofreram uma derrota na guerra civil contra o Partido Comunista da China e se mudaram para Taiwan.