O dia 23 de fevereiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 23 de fevereiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA 

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 23 DE FEVEREIRO!

COMEMORA-SE

Dia Nacional do surdo-mudo. Dia do Rotariano. Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro. Dia da Paz Mundial ou da Sedução. Católicos lembram Santa Josefina Vanini e  São Policarpo.

FATOS

1455 — Data tradicional da publicação da Bíblia de Gutenberg, o primeiro livro ocidental impresso com tipo móvel.  

1685 – Nasce George Frederic Haendel, compositor alemão.Sua obra mais conhecida é "Messiah Part 2. 39 Chorus (Hallelujah)”, outra é “Judas Macabeus”.

1765 - O químico e físico inglês Henry Cavendish descobre o hidrogênio.

1875 — Asteroide 143 Adria é descoberto pelo astrônomo tcheco Johann Palisa.

1903 — Cuba arrenda aos Estados Unidos, de forma perpétua, a Baía de Guantánamo.

1905 — Advogado de Chicago, Paul Percy Harris, e outros três empresários se reúnem para formar o Rotary International, o primeiro clube de serviço do mundo.

1920 - Primeira transmissão de rádio na Inglaterra. 1988 - Autorizado o funcionamento da TVs pagas no Brasil.

 

FOTO DO DIA

Localizada no Bairro de São  Cristóvão, a igreja do santo padroeiro dos motoristas, passou de uma igrejinha para um templo maior, época em que todas as peças internas avocavam a ideia de veículos. Em seu livro “Desbravadorres”, Vitor Hugo narra: “Com o avião da Cruzeiro do Sul chegou dia 20 de julho a linda imagem do Santo pedida e custeada pelos chauferes de Porto Velho que se preparam a levá-la em procissão no dia 25, Dia de São Cristóvão, padroeiro do grêmio dos motoristas. À noite organizou-se grandiosa procissão com todos os veículos motorizados na cidade em número de quase 80”. A Igreja tinha características originais, própria dos tempos da abertura da BR 364. Ainda conforme “Desbravadores”, o templo em “tudo lembrava caminhões, máquinas, tratores e motoristas. Muitos dos que ocuparam, primitivamente, a área, eram pessoas ligadas ao transporte, motoristas”. Era um ponto de visita para muitos moradores de Porto Velho e para turistas que sempre elogiavam a maneira como os móveis da capela foram tirados de peças de veículos. Há alguns anos o antigo templo foi derrubado e construído um moderno e mais espaçoso. No interior da igreja há um oratório encimado por um Sacrário, construído dentro de um radiador. E o altar é uma esteira de trator.