O dia 22 de fevereiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 22 de fevereiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA 

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 22 DE FEVEREIRO!

COMEMORA-SE

Criação do Ibama. Dia do Auxiliar de Serviços Gerais e Dia do Pensamento. Católicos comemoram Dia da Cátedra de São Pedro e Santa Margarida de Cortana, da Ordem 3ª Franciscana. 

FATOS

1512 – Morre Américo Vespucci, navegador que primeiro identificou o “Novo Mundo” como um continente, daí ser ele o patrono.

1632 — Publicação do Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas do Mundo de Galileu Galilei.

1857 – Nasce Robert Baden-Powell, fundador do escotismo.

1.900 - A bailarina Isadora Duncan, EUA, na  Europa, causa enorme revolução no mundo da dança.

1943 — II Guerra Mundial: Os estudantes Sophie Scholl, Hans Scholl, e Christoph Probst  do grupo antinazista “Rosa Branca”, são decapitados por ordem de Hitler.

1958 - Estreia a peça Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, que renovou o teatro brasileiro.  

1998 - O filme Central do Brasil, dirigido por Walter Salles, recebe o Urso de Ouro de melhor filme e o Urso de Prata de melhor atriz para Fernanda Montenegro no Festival de Berlim.

1996 — Papa João Paulo II promulga norma Universi Dominici Gregis mudando pontos sobre colégio eleitoral de cardeais.

1997 — Apresentada a ovelha Dolly, primeira clonagem bem sucedida de um mamífero. 

FOTO DO DIA

Década de 1950/60. Em Guajará-Mirim, na fronteira brasileira com a Bolívia. O mercado público, localizado na mesma área onde se encontra o atual. Na época o grande centro produtor de gêneros que abastecia Guajará e também Porto Velho era o distrito do Iata em cuja estação da Madeira-Mamoré todos finais de semana os agricultores, pescadores e outros produtores mandavam os materiais para venda em Guajará e Porto Velho, para onde também era mandado, pelo mesmo transporte, em vagões separados, o gado a ser abatido para atender a capital. Quando desembarcavam na estação da EFMM havia muito trabalho para conseguir agrupar e seguir com os animais ao local de abate.