Rondônia implanta primeira incubadora de empresas da região Norte para auxiliar empreendedores

Rondônia implanta primeira incubadora de empresas da região Norte para auxiliar empreendedores

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), inaugura o primeiro Hub.Ro de inovação da região Norte. Trata-se de um programa nacional com a proposta de instalar um espaço físico e acompanhar empreendedores para transformar ideias em negócios. A inauguração acontece nesta terça-feira (13), às 15 horas no Porto Velho Shopping ao lado do Tudo Aqui.

O projeto, que tem a finalidade de formar novos empreendedores, conta com uma consultoria de gerenciamento. Para dar suporte e promover o desenvolvimento de pessoas e organizações por meio da inovação, com o intuito de fomentar novas empresas, o Poder Executivo contratou uma empresa especializada na área.

Para participar da Rede Estadual de Incubadores (Reinc), a Sedi vai abrir um edital de chamamento público para selecionar os candidatos, conforme as ideias e o nível de inovação.

A intenção da Sedi é ampliar a Hub.Ro também a outros municípios para que empreendedores recebam todo treinamento e mentoria, com apoio do Governo de Rondônia, para geração de novos produtos e multiplicar novas propostas.

INCUBADORAS

A incubadora é um ambiente flexível onde o empreendedor será auxiliado para desenvolver um novo negócio. Além do suporte da gestão técnica e empresarial a incubadora oferece infraestrutura e serviços necessários para desenvolver suas ideias, como espaço físico, salas de reuniões, oficinas e acesso à internet. As incubadoras sediam formalização, formação técnica e realização de cursos. Um espaço que reúne empreendedores, equipes de inovação e tecnologia, para promover a elaboração e compartilhamento de experiências e novas ideias.

“O Hub Rondônia é o começo de tudo. Pessoas e empreendedores transformando ideias em negócios, pela metodologia própria da inovação”, disse o superintendente da Sedi, Sérgio Gonçalves.

Abrir uma empresa envolve custos desde a criação até a finalização. As incubadoras terão um importante papel na questão financeira, pois serão disponibilizados serviços de forma gratuita para alavancar inovação e fazer avançar a execução de ideias, além de conectar projetos com potenciais investidores.