Rondônia atinge melhor nível de emprego em agosto de 2019, segundo Ministério do Trabalho

Rondônia atinge melhor nível de emprego em agosto de 2019, segundo Ministério do Trabalho

Porto Velho, RO - Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho divulgados esta semana demonstra que o mês de agosto de 2019 teve o melhor desempenho em nível de geração de emprego dos últimos em Rondônia com a criação de 1.169 postos com carteira assinada. 

Rondônia só chegou a esse patamar no mês de agosto de 2010,  no final do ciclo econômico da construção das usinas do Madeira, em Porto Velho, quando foram gerados 2.323 vagas de empregos formais. Os números só não foram maiores por causa do desempenho pífio (negativo) da capital do Estado.

 
COMPARATIVOS

Mais uma vez, os municípios do interior do Estado fizeram a diferença: Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Ouro Preto, Pimenta Bueno e até Porto Velho, em relação ao mês anterior (Julho de 2019), tiveram variações pequenas, mas positivas no aumento de emprego. 

Se for levado em conta os últimos 12 meses (agosto de 2018 a agosto de 2019), os municípios que mais se destacaram na geração de emprego foram Rolim de Moura, com seus incríveis 12,12%, seguido de Jaru (5,79%), Vilhena (4,66%), Pimenta Bueno (4,27%) e Ouro Preto (4,09%). 

Nesse mesmo período tiveram queda na geração de emprego os municípios de Cacoal (- 0,1%), Porto Velho (- 0,73%), Machadinho D´Oeste (-4,71%), e Buritis (-6,25%). O saldo de geração de emprego no Estado, no entanto, nesses doze meses é de 1,54%. 


SETORES

Os setores de Agropecuária, Serviços e Construção Civil foram os maiores geradores de emprego em agosto de 2019 em Rondônia. As maiores baixas (negativas) de emprego se deram nos seguintes setores: indústria extrativa mineral, administração pública e serviço industrial de utilidade pública (operações de empréstimo, financiamento e arrendamento mercantil concedidas pelas instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional (SFN).