Representante do Governo negocia com manifestantes e Estrada do Belmont é desbloqueada

Representante do Governo negocia com manifestantes e Estrada do Belmont é desbloqueada

Porto Velho, RO - Após aproximadamente 17 horas de bloqueio, a Estrada do Belmont teve o tráfego de carretas liberado pelos motoristas de aplicativo que realizavam manifestação. A classe trabalhista faz a reivindicação de diversas pautas, sendo a principal delas a redução no ICMS do combustível.

Era aproximadamente 4h da madrugada desta quinta-feira (09), quando os primeiros motoristas começaram a chegar na Estrada do Belmont com Avenida Farquar, no Bairro Nacional, área norte de Porto Velho. Os trabalhadores então iniciaram o bloqueio na via, impedindo a passagem de caminhões, principalmente os que estavam carregados com combustíveis para abastecer a capital. Um caminhão tanque utilizado para abastecer viaturas da Polícia Militar e unidades de resgate do Samu e Corpo de Bombeiros foi autorizado a passar.

Durante o dia os motoristas de aplicativo se revezavam no ato de manifestação cobrando que o Governador Marcos Rocha baixe o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) dos combustíveis. Outras reivindicações dos trabalhadores é a redução do valor da cesta básica, gás de cozinha e, ainda, a intensificação da fiscalização por parte do Programa de Proteção ao Consumidor (Procon), em postos de combustíveis que elevaram o valor do litro da gasolina sem justificativa. O litro que antes custava em média R$6,08 subiu para R$6,29 em questão de horas.

 

Representando o Governo do Estado de Rondônia, o Major BM Felipe Vital foi de encontro aos manifestantes para dialogar e buscar solução que acabasse com o bloqueio da Estrada do Belmont. A presença de alguém do Staff do governo para negociação era um dos pedidos dos manifestantes.

Major Vital ouviu atentamente as explanações por parte dos motoristas e fez alguns apontamentos sobre a inviabilidade de se revolver a questão de imediato. Conforme Vital relatou, há a necessidade de se debater qualquer que seja o assunto para que não haja qualquer tipo de prejuízo, seja ao governo ou à população.

O representante do governo entrou em contato com o representante do Procon e foi informado que ainda nesta sexta-feira (10), serão feitas fiscalizações em diversos postos de combustíveis para verificar a situação da elevação do preço da gasolina. Vital comentou que as fiscalizações já estavam sendo feitas, mas os motoristas afirmaram que querem uma equipe deles acompanhando a fiscalização e que, caso sejam encontradas irregularidades, multas sejam aplicadas aos responsáveis.

Finalizando o encontro, Vital propôs a reunião na próxima segunda-feira (13), onde serão apresentadas as pautas reivindicatórias dos motoristas aos representantes do Procon, Ipem, Sefin, Casa Civil e demais autoridades que se fizerem presentes. O horário da reunião ainda não foi definido.

A classe de motoristas se reuniu por alguns minutos e deliberaram aceitando a proposta feita pelo Major Vital, sendo feita a liberação do tráfego na Estrada do Belmont.