Quem será Reitor (a) da UNIR?

Quem será Reitor (a) da UNIR?

*Quem será Reitor(a)da UNIR?*

No último dia 06 de agosto, a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, composta por Professores, Técnico-Administrativos e Acadêmicos foi às urnas pela primeira vez em modo online, votar em uma consulta com o objetivo de apontar os melhores nomes para ser indicados à lista tríplice dos possíveis reitoráveis. 


Conforme a Lei nº 9.192, de 21 de dezembro 1995,  Decreto-Lei nº 1.916, de 23 de maio de 1996 e o Decreto-Lei 6.264 de 22 de novembro de 2007, a escolha do Reitor(a) das instituições federais de ensino superior segue obrigatoriamente três fases que caracterizam o processo eleitoral, sendo:
Consulta ou fase 1:

Consulta à comunidade acadêmica com a participação de candidatos que atendam aos requisitos legais e que se inscrevam para concorrer.

Dentre os requisitos legais o inscrito precisa ter título de Doutorado nacional ou este ser convalidado em instituição nacional, se for obtido em instituição estrangeira);
Eleição ou fase 2:

O Colégio Eleitoral, composto por membros do Conselho Universitário – CONSUN/UNIR, realizando uma nova eleição (somente seus membros podem votar), a partir dos candidatos que participaram da Consulta acima descrita. Desta nova eleição, os três primeiros mais votados, que comprovadamente atendem as condições necessárias e estejam aptos a compor a lista tríplice, passam para a última fase.


Fase 3: Nesta última fase o Colégio Eleitoral encaminha ao Ministério da Educação – MEC a lista tríplice com os três nomes mais votados no Colégio Eleitoral.

Nesse momento há uma reanálise dos nomes, com comprovação documental e curricular, para comprovar as condições desses candidatos. Após, a lista tríplice é encaminhada ao Presidente da República que escolherá o melhor nome dentre os três e indicará quem assumirá a Reitoria da Universidade Federal de Rondônia – UNIR.


O processo eleitoral da UNIR caminha agora para a segunda fase, que deve ocorrer ainda este mês de agosto. Somente por volta de novembro deste ano será possível saber quem o Presidente escolherá. 


Todas essas etapas no processo de escolha do nome ideal a ocupar a cadeira de Reitor(a) é justamente para garantir lisura ao processo, igualdade entre os interessados e escolha do(a) mais capaz, exatamente porque são várias etapas da seleção. Isso garante o respeito à Constituição, às Leis e Normas, e exaltação à verdadeira Democracia.


Vamos aguardar os próximos capítulos universitários.