Projeto Canta Mulher leva ao palco Show Musical “Sonho Meu”

Projeto Canta Mulher leva ao palco Show Musical “Sonho Meu”

DESENVOLVIMENTO

 

Numa homenagem a Dona Ivone Lara e outras divas do samba, o projeto Canta Mulher 2019, apresenta nos dias 07, 08 e 09 de março o Show Musical “Sonho Meu”. A iniciativa visa estabelecer uma conexão entre a agenda cultural do projeto com a agenda do carnaval, já que este ano, a festa mais popular brasileira se fixou na semana da mulher. A atividade cultural é gratuita e acontecerá no Teatro Um do Sesc/Esplanada com inicio previsto para às 19h.

 

O Projeto Canta Mulher foi criado em 1992 pelo Fórum Popular de Mulheres. Na sua 27 edição, o projeto é uma realização do Fórum e do Sistema Fecomércio/SESC- Rondônia. O Projeto Canta Mulher é realizado durante as comemorações do 08 de Março - Dia Internacional da Mulher,  e inaugura a Agenda Cultural do município de Porto Velho no mês de março.

 

É importante ressaltar que o Projeto Canta Mulher tem como objetivo, promover um espaço cultural, democrático e plural, através da participação feminina no cenário da musica e de outras referências artísticas, visibilizando e marcando a cena de mulheres artistas no espaço cultural da cidade, fomentando e fortalecendo a arte, a cultura e a educação no contexto do desenvolvimento local. No ano de 2019, o Projeto Canta Mulher segue pelos trilhos das canções que encantam a cena musical e artística de Porto Velho.

 

A Agenda Cultural do Projeto leva ao palco do Canta Mulher 2019, o Show Musical “Sonho Meu”, uma homenagem a Dona Ivone Lara. O projeto recolhe na obra de Dna Ivone Lara, uma trilha sonora musical que pulsa nos terreiros e quintais brasileiros desde sua origem: o samba, envolvendo um vasto repertório de artistas, compositoras femininas que passeiam pela passarela do samba, com composições e canções que vibraram nas vozes femininas de Clementina de Jesus, Clara Nunes, Bethe Carvalho, Dona Ivone Lara, entre outras contemporâneas da musica e do samba, como: Elza Soares, Maria Rita, Martinália, Roberta Sá, etc., que circulam, circularam e iniciaram sua trajetória musical nas rodas de sambas.

 

A Agenda Cultural Canta Mulher trás ao palco do Canta Mulher/2019, no dia (07) o Show Musical Sonho meu no encanto do samba e no canto das vozes das Pastoras do Asfaltão, no dia (08), Dia Internacional da mulher, com um belo sorriso negro, o canto brilha nas vozes de  Aldenice Bento e Luana Shokness, no alvorecer das canções de Ana Lu, Essyelle Gouveia, na magia da rainha Silvânia Sousa, vibrando com o samba minha raiz de Carol Aguiar, Thina Chaves, com participação especial no samba que não pode parar de Martha Braga. Nas escritas da vida, pode acreditar, alguém me avisou que o Canta Mulher 2019, vem com muitas atrações especiais no palco da 2ª Edição do Canta Comerciaria, marcando um encontro com as artistas trabalhadoras do comercio e participações especiais de grandes artistas como Izabela Lima e Leninha Lima, que compõe a história e a trajetória do projeto Canta Mulher no sonho meu. Ao som do pandeiro e do tamborim numa parceria de cordas e acordes do violão e cavaquinho, assina a direção musical do Sonho Meu, o musico instrumentista, Alex Almeida, num passeio pelo universo musical do samba numa travessia sonora que une as mulheres, as vozes e o ritmo pulsante do samba.

 

PROGRAMAÇÃO

07/MARÇO(Quinta Feira) 

19h - PALCO VITRINE

Tema: Mulheres na arte: gênero, raça e resistência no samba”

 

Convidadas:

Marcela Bonfim, fotógrafa, com graduação em Ciências Econômicas/PUC-SP

Janaina Leite, Mestranda em Letras/UNIR, membro do GET Gênero/IFRO

 

19h40 – Rosas Vermelhas (Cia de Dança Berenice Simeão)

Bailarinas: Berenice Simião, Saima Goes e Silmara Sales

20h Performance Musical Canta Mulher Sonho Meu

20h30 – Canta Mulher na passarela do Samba

Pocket Show: As Pastoras do Asfaltão (Cristina, Silvia, Leia, Vanilce e Wilma)

e a Bateria do Asfaltão

 

08/MARÇO (Sexta Feira)

 

SHOW MUSICAL Canta Mulher “Sonho Meu”

19h00 – Abertura

Performance teatral com Suely Rodrigues “Um Sonho Meu e Seu”

Performance musical Canta Mulher Sonho Meu

Convidadas: Marcia Aguiar, Gina Beta, Vanessa Farias, Elani Lopes, Joana Darc, Leninha Lima, Mara Valverde, Vera Regina, Rose Chagas e Luiza Trindade

 

20h – Show Musical Canta Mulher Sonho Meu

Artistas convidadas:

Aldenice Bento, Ana Lu, Carol Aguiar, Essyelle Gouveia, Luana Shockness, Silvânia Sousa, Thina Chaves.

Participação Especial: Martha Braga

 

Direção e Produção Musical: Alex ALmeida

 

09/MARÇO (Sábado)

19h Canta Comerciaria

Artistas Convidadas: Show Musical Sonho Meu

Izabela Lima

Leninha Lima

Direção Musical: Jesse França

 

COORDENAÇÃO E PRODUÇÃO GERAL

Benedita Nascimento

FORUM POPULAR DE MULHERES

Adson Nascimento

SISTEMA FECOMERCIO/SESC RONDONIA

 

ASSESSORIA