Programa de Alimentação do Trabalhador: benefícios para empresas e colaboradores

Programa de Alimentação do Trabalhador: benefícios para empresas e colaboradores

Os benefícios corporativos disponibilizados para os colaboradores, é uma forma de investimento e bem-estar até para a vida pessoal, sendo assim, o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) auxilia e incentiva a integração do cartão alimentação, como forma de cuidado da saúde dos funcionários.

O que é PAT?

O PAT foi instituído pela Lei nº 6.321 de 1976 e regulamentado pelo Decreto nº5, de 1991 e tem o intuito de auxiliar as empresas a incluir alimentação saudável, principalmente para os colaboradores de baixa renda.

A minha empresa pode participar?

As empresas a partir de 01 funcionário já podem participar do programa desde que concedam um ou mais benefícios de alimentação para os funcionários, podendo ser através de uma prestadora de serviço de alimentação coletiva, como, cartão-refeição, e até por nutricionistas cadastrados no programa.

Vantagens para as empresas

A empresa pode conceder o benefício de alimentação sem o cadastro no programa, porém é necessário que o RH esteja ciente sobre as tributações, como, por exemplo, em férias e FGTS.

Sendo assim, ao cadastrar a empresa do Programa de Alimentação do Trabalhador a empresa economiza sem que seja necessário diminuir os valores dos benefícios oferecidos.

Uma das vantagens mais chamativas, é que ainda é possível que as empresas abatam as despesas com o programa diretamente no imposto de renda em até 4% do valor total.

Além dos benefícios internos, às empresas que contrataram programas de vale-alimentação ou vale-refeição, claramente observaram a melhoria em processos internos, como, faltas, atrasos, produtividade e bom humor.

Vantagens para os funcionários

Os funcionários se sentem mais valorizados com a inclusão de benefícios não só de alimentação, mas também de vale-combustível, por exemplo, isso faz com que trabalhem mais motivados o que consequentemente promove muito mais produtividade nos setores.

É possível o funcionário administrar uma alimentação saudável mesmo fora de casa, independente se a empresa fornecer uma cozinheira, ou se a empresa optar por fornecer o benefício do cartão vale-refeição.

A importância da alimentação saudável

Ser pró-ativo, motivado e possuir um alto desempenho no emprego é o sonho de todo gestor, entretanto, se engana quem acha que isso está atrelado somente com a força de vontade de cada colaborador, essas qualidades podem estar atreladas diretamente com uma alimentação saudável, e pode ser inserida nas empresas através de cartão vale-refeição.

Possuir uma alimentação saudável, com menos adição de açúcares e farinha branca promove disposição e concentração para o corpo e para a mente, o que consequentemente auxilia na produtividade das tarefas e entrega de resultados.