Profissionais da saúde recebem capacitação contínua da Semusa

Profissionais da saúde recebem capacitação contínua da Semusa

Porto Velho, RO - A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) continua o trabalho de orientação dos profissionais de saúde sobre a forma correta na utilização e descarte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). As ações vem sendo realizadas pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) das unidades, com o apoio do Núcleo Gestor de Educação Permanente (Nugep).

Os profissionais recebem orientações sobre a paramentação e desparamentação de EPI como avental, máscara cirúrgica, óculos de proteção ou protetor facial, gorro ou toca, e luvas. A USF Oswaldo Piana foi a primeira a receber a capacitação. Na última semana foi a vez da unidade Nova Floresta, localizada no bairro novo Horizonte, zona Sul de Porto Velho.

Segundo a diretora da unidade, Marcele Trindade, os servidores precisam ter uma boa base de informação para ajudar na preservação da saúde de todos. “Este tema é de grande importância, pois os profissionais podem se contaminar com o manuseio errado de retirada dos Epi's. Alguns servidores não entendiam a real necessidade de se usar determinados equipamentos, tempo de duração de cada um e quais os recomendamos para cada tipo de profissional. Agora não existem mais dúvidas neste sentido”.

A capacitação dos profissionais da unidade Nova Floresta contou com a parceria da Faculdade São Lucas, que disponibilizou estudantes de medicina para auxiliar nas orientações. A capacitação foi realizada dentro das regras de distanciamento entre as pessoas, além de manter o espaço aberto e arejado.