Profissionais da educação infantil participam de Seminário em Ji-Paraná

Profissionais da educação infantil participam de Seminário em Ji-Paraná

Porto Velho, RO - Todos os profissionais que atuam com o público da Educação Infantil nas escolas municipais de Ji-Paraná estão participando de um Seminário com diversas oficinas e palestras. O Seminário é uma realização da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que visa a formação continuada dos profissionais.

Professores, equipe gestora e pessoal de apoio como merendeiras e vigilantes dos Centros de Educação Infantil estão participando de palestras, minicursos, oficinas, mesas redondas e debates sobre a saúde emocional no ambiente de trabalho, docência, desafios e encantamentos na educação infantil.

Para a professora Edilaine Nogueira, os profissionais estão participando de um momento de reflexão sobre o que é atuar na educação infantil, como compreender melhor o currículo e melhorar as práticas para colaborar no desenvolvimento das crianças.

“Estamos discutindo também as políticas públicas atuais e suas consequências, a difusão de conhecimento e oferecimento da capacitação aos servidores da rede municipal, por meio de reflexões e práticas educativas e de gestão voltadas à educação infantil. Está sendo gratificante ver o envolvimento dos profissionais que perceberam ao longo das edições do Seminário evoluções em relação a identidade da educação infantil em Ji-Paraná. Não é só a estrutura física que melhorou, mas o envolvimento dos profissionais e qualidade da educação”, disse entusiasmada.

A coordenadora do Seminário Municipal de Educação Infantil, Helen Maciel Silva, ressaltou a importância do Seminário para a troca de experiência entre os centros de Educação Infantil. “Vários trabalhos foram expostos aqui com os resultados de projetos de pesquisas desenvolvidos com as crianças pequenas. Estas iniciativas fazem parte do currículo escolar. São projetos investigativos que envolvem os alunos de maneira criativa. Os bons trabalhos demonstram o quanto estes profissionais estão envolvidos para que a qualidade na educação aumente cada vez mais”, disse Helen Maciel.

A professora Jaine Teixeira de Fraga trouxe os projetos de pesquisa das crianças do Centro de Educação Infantil Pedro Gonçalves. “Eu gostei muito da ideia de fazer do seminário um espaço para também partilhar o que desenvolvemos com os nossos pequenos. Trocar experiência é a oportunidade de olhar para as nossas práticas e perceber como e o que devemos avançar. Quem ganha com isso são os alunos”, finalizou.

Pesca Esportiva