Presos que atearam fogo no presídio de Colorado são condenados por motim e dano ao patrimônio público

Presos que atearam fogo no presídio de Colorado são condenados por motim e dano ao patrimônio público

Porto Velho, RO - O juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colorado D´Oeste, na região do Cone Sul do Estado, condenou quatro detentos acusados de promover um incêndio dentro do presídio da cidade. A condenação foi com base nos artigos 354 (motim) e 163 (dano ao patrimônio público). 

O crime aconteceu no dia 13 de julho de 2019 e começou pela insatisfação de um dos condenados com o tratamento de saúde dispensado a ele na cadeia. Ele queria realizar um exame de endoscopia, mas foi alertado que teria que ficar na fila do SUS, deixando-o contrariado.

O preso Valcir Santana da Rocha foi apontado pelos agentes penitenciários como o líder do motim. Após retornar da consulta médica, ele ateou fogo em um latão de lixo, além de incitar outros presos de celas adjacentes a queimar colchões e iniciar um distúrbio dentro da prisão. 

Além de Valcir foram condenados pelos crimes, os apenados Claudinei Bastos da Hora, Eduardo Santos Ripke e Alisson Kaique de Oliveira Melo. Valcir foi condenado a 1 ano e dois meses de prisão; Claudinei Bastos – 1 ano; Eduardo – 1 ano e dois meses; Alisson – 1 ano.

 Cabe recurso da sentença.