Presidente Laerte Gomes prestigia reinauguração de usina de nitrogênio e entrega de veículos e equipamentos para a Emater

Presidente Laerte Gomes prestigia reinauguração de usina de nitrogênio e entrega de veículos e equipamentos para a Emater

Ao prestigiar na tarde desta quinta-feira (6), a reinauguração da usina de nitrogênio, que volta a funcionar em Ouro Preto do Oeste, ao lado do Centro de Treinamento da Emater (Centrer), o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), destacou que é preciso fortalecer o apoio técnico ao produtor rural, para estimular a produção, gerando mais emprego e renda no campo.

"Nossa indústria é a roça! A nossa vocação econômica é a produção agropecuária e, em razão disso, se quisermos continuarmos crescendo, é preciso investir no apoio técnico, especialmente aos pequenos produtores rurais, para que permaneçam nas suas terras, produzindo o sustento das famílias e vivendo de forma digna", disse Laerte, durante seu pronunciamento.

O governador Marcos Rocha (PSL), os deputados estaduais Chiquinho da Emater (PSB), Cabo Jhony Paixão (PRB) e Adelino Follador (DEM); o secretário estadual de Agricultura, Evandro Padovani; o presidente da Emater, Luciano Brandão, o prefeito de Ouro Preto, Vagno Panisoly, gerentes regionais da Emater, entre outras autoridades, participaram do evento, que contou ainda com a entrega de veículos e de equipamentos de informática para os escritórios da Emater.

Laerte Gomes reforçou que "cada um faz sua parte, dá a sua contribuição para que a Emater possa ter feito esse grande trabalho ao longo de seus 48 anos. E o governador Marcos Rocha e sua equipe estão agora dando esse impulso. Novamente, quero registrar que a Assembleia nunca emperrou nenhum projeto do Governo, pelo contrário, sempre demos celeridade nas matérias do Executivo que tramitam na Casa".

O presidente disse ainda que "o nosso potencial produtivo é enorme e precisamos aproveitá-lo ainda mais, sendo essencial que a assistência técnica seja fortalecida para garantir esse total aproveitamento da nossa capacidade produtiva".

 

Apoio parlamentar 

O deputado Chiquinho da Emater fez um discurso enaltecendo o trabalho da Emater e de seus servidores, ao longo de quase cinco décadas. "Durante todo esse tempo, a Emater sempre esteve a postos para trabalhar pelo desenvolvimento do Estado. Na Assembleia, todos os projetos voltados à Emater, são aprovados com celeridade, pois os parlamentares sabem da importância desta empresa para a nossa economia".

Ele ressaltou ainda que os materiais entregues, são frutos de convênios assinados por ele, quando conduziu a Emater em Rondônia. "Eu dei minha contribuição como diretor e agora como deputado. Para este ano, vou destinar R$ 500 mil em emendas e vou discutir junto com a Emater a aplicação desse recurso".

O deputado Adelino Follador desatacou que para Rondônia crescer, é preciso investir no apoio técnico ao produtor rural. "Quanto maior for a presença dos técnicos, nas propriedades, orientando os produtores, maiores os ganhos na produção e toda a nossa economia sai ganhando", disse o parlamentar, que aproveitou para cobrar uma solução para o preço da arroba do boi pago aos produtores.

 

Plano Estratégico

O governador Marcos Rocha disse que a retomada do funcionamento da usina de nitrogênio e os novos carros e equipamentos da Emater, fazem parte do Plano Estratégico do governo estadual para o desenvolvimento da agricultura familiar em Rondônia.

"A retomada do funcionamento das usinas de nitrogênio, aqui em Ouro Preto e em Porto Velho, visa fortalecer as ações de desenvolvimento da pecuária de leite com incentivo à melhoria genética do rebanho, através do projeto Inseminar", informou o governador.

Na mesma solenidade, Marcos Rocha fez a entrega de 27 veículos, um caminhão baú, 73 notebooks, 46 impressoras e 68 bebedouros para os escritórios da Emater. O governador aproveitou para fazer a entrega de 67 título de regularização urbana para moradores de Ouro Preto do Oeste.