Prefeitura prepara a celebração do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

Prefeitura prepara a celebração do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho começou a definir a programação que será desenvolvida no Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho de 2021. Representantes de secretarias municipais de Porto Velho se reuniram na quarta-feira (26), no Auditório do Prédio do Relógio, para planejar o evento.

A celebração do Dia Internacional da Mulher Negra começou a ser delineada em 1992, em um encontro internacional que reuniu uma diversidade de mulheres negras de 32 países na República Dominicana. Foi o 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, momento que serviu para a instituição do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

No Brasil, a partir da Lei Federal Nº 12.987, de 02 de junho de 2014, passou a ser celebrado também o Dia Nacional de Tereza de Benguela e o Dia da Mulher Negra.
Em Rondônia, a Lei Nº 4.266, de 27 de abril de 2018, instituiu, no âmbito estadual, o dia 25 de julho como marco à “Memória de Tereza de Benguela e o Dia da Mulher Negra”.

LIDERANÇA

Tereza de Benguela foi líder quilombola, que viveu no século XVIII, no Vale do Guaporé, em Mato Grosso. Destacou-se na resistência à escravidão durante duas décadas, lutando pela comunidade negra e indígena que vivia sob sua liderança do quilombo de Quariterê.

Neste sentido, a data tem conexões históricas com o município de Porto Velho em razão da vinda de afro-antilhanos, que eram imigrantes de nacionalidades diversas que partiam de Barbados, mas tinham identidades diversas. Muitas mulheres afro-antilhanas vieram para trabalhar nas atividades ligadas a lavanderia, hospital e empreendimentos ligados à construção da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré - EFMM (1907/1912) ou acompanhando seus esposos e familiares para nascente Porto Velho.

A Prefeitura Municipal de Porto Velho, em ação conjunta representada pelas Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semdestur), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMIDD) e Fundação Cultural, planeja a realização do evento para prestigiar a Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

A secretária-adjunta da Semasf, Joelna Holder, destaca que a história do município de Porto Velho “tem contribuição e participação ativa das mulheres de origem afro-antilhanas inglesas, conhecidas na história como sendo barbadianas, que contribuíram no processo de alfabetização inicial da nossa cidade no início do século XX”.

A secretária da Semdestur, Glayce Bezerra, falou sobre a importância de resgatar na história, a participação das mulheres barbadianas na construção cultural da capital. “Vejo esse evento como uma iniciativa positiva para aumentar a capacidade de mobilização e organização da sociedade civil, fortalecendo os movimentos que atuam para superação das desigualdades sociais, de raça e gênero”, afirmou a secretária.