Prefeitura oficializa programa que atende mães com Kit Enxoval

Prefeitura oficializa programa que atende mães com Kit Enxoval

Porto Velho, RO - A chegada de um novo bebê ao mundo proporciona um conjunto de emoções às mães e à equipe médica. Só que para muitas o período pós-parto pode vir acompanhado de incertezas. Mas em alguns casos, as mulheres não têm condições financeiras de montar um enxoval. A Prefeitura de Porto Velho vai em socorro dessas mães.

A Prefeitura oficializou, nesta sexta-feira (28), o projeto “Kit Aconchego”, que contempla mães que dão à luz na Maternidade Municipal Mãe Esperança.

Segundo a direção da unidade, cerca de 300 mulheres dão entrada em trabalho de parto todos os meses, mas aproximadamente um terço delas não possui bens básicos para a fase pós-parto.

Prefeito entregou kits do projeto

Prefeito entregou kits do projeto

“Aqui elas recebem todos os cuidados. Mas, algumas, quando retornam para seus lares não têm todos os insumos necessários para dar continuidade aos cuidados do bebê”, afirma a secretária municipal de saúde, Eliana Pasini.

Ao todo, 3.500 kits serão entregues no decorrer deste ano. Cada kit contém 23 itens como roupas para recém-nascidos, fraldas descartáveis, pomadas, além de sandálias e toalhas para as mães. O projeto oferece os primeiros insumos aos bebês para que seja garantida a continuidade e a qualidade dos cuidados, conforme as orientações médicas.

A Prefeitura fará compras anuais para garantir a entrega dos kits a todas as mães que receberem alta na maternidade municipal. A quantidade anual terá como base o número de nascimentos registrados na maternidade, que gira em torno de 3.500 partos.

Na manhã desta sexta-feira, o prefeito Hildon Chaves, acompanhado da primeira-dama Ieda Chaves, entregou o primeiro kit do projeto a uma paciente da maternidade, que estava de alta após o parto.

Ele falou sobre a importância do atendimento às mães. “Era um desejo da nossa gestão e da direção da maternidade fornecer um cuidado maior às mulheres que ganham seus bebês aqui. Garantimos que todas as mães receberão o kit. Quem não tem nada, agora terá tudo e quem já tem, terá mais”, anunciou.