Porto Velho deve ter mais de 600 candidatos a vereador nas eleições 2020

Porto Velho deve ter mais de 600 candidatos a vereador nas eleições 2020

Porto Velho, RO - Os partidos lançaram durante as convenções 622 candidatos a vereador em Porto Velho para as eleições municipais de 2020, segundo as atas registradas na Justiça Eleitoral. Destes, 32,6% são mulheres e mais de 67% são homens.

Caso sejam homologados os pedidos de candidatura de todos, o município terá um número de candidatos 44,6% maior em relação a eleição de 2016 e 77,7% maior em relação a 2004.

 

Fonte: TSE

Seis partidos anunciaram 32 candidatos ao Legislativo, enquanto dois lançaram três. Já em relação ao número de mulheres indicadas ao cargo, um partido anunciou 15 candidatas, oito anunciaram dez e dois anunciaram uma.

Fonte: TSE

Fim das coligações para vereadores

Nas eleições de 2020 já estão proibidas as coligações para eleger vereadores. A regra mudou a partir de uma emenda constitucional de 2017 e agora os partidos não podem fazer alianças para aumentar suas chances de conseguir vagas nas câmaras municipais.

No 4º episódio da série Funciona Assim de 2020, a repórter Luiza Tenente explica qual será o impacto do fim das chapas para as eleições municipais de 2020: quem sai ganhando, quem perde e o que o eleitor tem que levar em conta na hora de votar para escolher os vereadores.

Funciona Assim: Fim das coligações para vereadores

Confira o cronograma eleitoral

a partir de 11 de agosto: emissoras ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de cancelamento do registro do beneficiário;

31 de agosto a 16 de setembro: convenções partidárias para definição de coligações e escolha dos candidatos. Podem ser realizadas por meio virtual;

31 de agosto a 26 de setembro: período para o registro de candidaturas. Início do prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e emissoras de rádio e TV para elaboração do plano de mídia;

27 de setembro: Início da Propaganda Eleitoral, inclusive na internet;

15 de novembro: 1º turno das eleições;

29 de novembro: 2º turno das eleições;

15 de dezembro: Último dia para entrega das prestações de contas;

18 de dezembro: Prazo final para diplomação dos eleitos.