Por meio de videoconferência, equipe do Detran discute estratégias para realizar Campanha Maio Amarelo

Por meio de videoconferência, equipe do Detran discute estratégias para realizar Campanha Maio Amarelo

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) promoveu na manhã desta quarta-feira (24) uma videoconferência que contou com a participação de cerca de 70 pessoas de várias instituições e empresas da iniciativa privada para alinhar as ações que serão realizadas na 8ª edição da Campanha Maio Amarelo de 2021, que trás como tema, “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”.

O diretor-geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga fez a abertura da videoconferência. O evento on-line teve a participação do presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, o juiz de direito da Vara de Delitos de Trânsito da Comarca de Ji-Paraná, Oscar Francisco Alves, entre outras pessoas de instituições governamentais e da iniciativa privada. O diretor-geral ressaltou a importância de todos os órgãos trabalharem engajados na Campanha Maio Amarelo objetivando a redução de acidentes e mortes no trânsito em Rondônia.

Videoconferência reuniu representantes de instituições governamentais e da iniciativa privada para planejar ações do Maio Amarelo

Em seguida, a reunião foi comandada pela diretora Técnica de Educação de Trânsito (Dtet), Claudia Roberta Stochi que explicou que a videoconferência teve como finalidade firmar parceria com empresas da iniciativa privada e instituições governamentais para trabalharem juntos, as ações do Maio Amarelo em Rondônia. Com a pandemia da Covid-19, onde não se pode aglomerar, a sugestão é investir no visual dos prédios das empresas e instituições com laços e luzes amarelas, cor que simboliza a Campanha.

O presidente do Observatório, José Ramalho falou que a principal causa de mortes de pessoas de zero a 16 anos são causadas por acidentes de trânsito e reforçou a importância da educação no trânsito para crianças. “Temos que levar educação de trânsito para as crianças”.

O juiz de direito, Oscar Francisco Alves titular da Vara de Delitos de Trânsito em Ji-Paraná, também falou sobre a importância das ações conjuntas envolvendo a sociedade para conscientizar a população. O juiz destacou como positiva a iniciativa do diretor-geral do Detran Rondônia, coronel Neil Gonzaga e da diretora-geral adjunta, Benedita Oliveira por promoverem ações voltadas à sociedade, das quais ele já teve a oportunidade de participar e contribuir.

CAMPANHA MAIO AMARELO

A Campanha Maio Amarelo foi criada em 2014 com base em uma Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Maio foi escolhido por ter sido o mês em que a Resolução foi publicada.

REDUÇÃO DE MORTE NO TRÂNSITO

O índice de mortes causadas por acidentes de trânsito em Rondônia houve uma redução de 4,06% em 2019, se comparado aos dados de 2018, que registrou 394 óbitos contra 378 em 2019. Os dados são da Diretoria Técnica de Fiscalização (DFT) e da Coordenadoria de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran). Entretanto, os motociclistas são as maiores vítimas com mais de 50% dos óbitos, se relacionado ao número de mortes envolvendo condutores de carro, ciclistas e pedestres.

O índice de mortos no trânsito por grupo de habitantes no Brasil, conforme prevê a meta do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), criado pela Lei n. 13.614/18 é de 4,52 % e o índice do Estado de Rondônia é de 3,72%, bem abaixo do índice nacional, resultado do trabalho educativo e repressivo que o Detran Rondônia juntamente com outros órgãos ligados ao setor promovem no Estado.