Polícia Militar prepara estratégias para executar operação “Fim de Ano”, com reforço do efetivo em Rondônia

Polícia Militar prepara estratégias para executar operação “Fim de Ano”, com reforço do efetivo em Rondônia

Patrulhamento ostensivo será reforçado durante o final deste ano para coibir prática criminosa em todo Estado

Porto Velho, RO - Com a chegada do final do ano, onde ocorrem as tradicionais festas natalinas e de réveillon, a Polícia Militar de Rondônia (PMRO) começa a preparar estratégias para executar ações preventivas, reforçando seu efetivo operacional para garantir o patrulhamento ostensivo em Porto Velho e no interior do Estado, visando manter a segurança da população.

O Governo de Rondônia tem reforçado as ações na área de Segurança Pública para garantir mais tranquilidade à sociedade. A operação “Final de Ano” terá início no dia 1º de dezembro, com o policiamento ostensivo nos principais pontos comerciais da Capital, e a Coordenadoria de Planejamento Operacional estende o planejamento para todo o Estado. A segunda parte da estratégia será executada em janeiro, onde as residências vão receber o patrulhamento necessário para coibir furtos e roubos, resguardando a população de prejuízos.

Conforme destacado pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Alexandre de Freitas Almeida, para a execução da operação, a Corporação vai empregar todo o efetivo que integra o serviço administrativo e órgão da administração pública, para reforçar o patrulhamento até o dia 1º de fevereiro. Serão mais de 300 homens que vão atuar nos comércios e bairros, para evitar qualquer tipo de prática criminosa.

Comandante-geral da PM destaca que rondas diárias vão continuar nos bairros 

Durante a operação, haverá patrulhamento em pontos de estacionamento, com locais de grande circulação de pessoas, com policiamento ostensivo a pé e motorizado.

O comandante da PMRO, coronel Almeida, ressalta que toda a ação da operação “Fim de Ano” não irá interferir no policiamento ostensivo diário já desenvolvido pela Polícia Militar.

O comandante-geral da Polícia Militar explica que a operação tem como objetivo evitar que os índices de criminalidade cresçam durante este período, dando sensação de segurança a população e que seja evitado um “boom” de ilícitos penais.

“A importância desta operação é engrossar o policiamento, para que sejam evitados acidentes de trânsito, por conta do alto fluxo de cidadãos nas ruas, cuidados ao ir em bancos e lotéricas, e principalmente, continuar orientando sobre a necessidade de tomar os devidos cuidados contra a covid-19”, disse Almeida.

CUIDADOS

A Polícia Militar faz um alerta à população, dando dicas importantes para que sejam adotados os cuidados necessários para garantir a segurança e evitar possíveis prejuízos ou transtornos neste fim de ano.

  • Estar com companhia na hora de fazer compras;
  • Fazer pagamento com cartão, para que evite circular com grandes quantias de dinheiro;
  • Fazer compras apenas durante o dia;
  • Não deixar bolsa, carteira e outros objetos a mostra nos veículos;
  • Não manusear ou contar dinheiro próximo ao público;
  • Jamais conte dinheiro após sair de agências bancárias ou lotéricas;
  • Desconfiar de empurrões ou esbarrões;
  • Se estiver com bolsas, carteiras ou sacolas de compras, transporte junto e a frente do corpo, para o lado de dentro da calçada.
  • Caso aconteça um furto, roubo ou qualquer ocorrência, não reagir e comunique de forma imediata à Polícia Militar.