Polícia Civil faz operação contra grupo que deu prejuízo de 10 milhões aos cofres públicos

Polícia Civil faz operação contra grupo que deu prejuízo de 10 milhões aos cofres públicos

Porto velho, RO - A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado-Draco da capital e operação conjunta com a Decor, DRLD, 1ª Delegacia de Guajará-Mirim e Delegacia Regional de Ariquemes, juntamente com auditores da Secretaria de Estado de Finanças – Sefin deflagraram nesta quarta-feira (14) a operação denominada Persona em combate aos crimes de associação criminosa e falsidade ideológica, além de delitos tributários e de lavagem de dinheiro nos municípios de Porto Velho, Guajará Mirim e Ariquemes.

Os policiais civis deram cumprimento a nove mandados judiciais, sendo dois de prisão temporária e sete de busca e apreensão, abrangendo as cidades de Porto Velho, Guajará Mirim e Ariquemes.

As investigações apresentaram indícios do  uso de interposta pessoa, popularmente conhecida por laranja ou testa de ferro, com o fito de, supostamente, salvaguardar dois empresários da responsabilidade decorrente de práticas tributárias ilegais que teriam gerado prejuízo milionário ao Estado de Rondônia, ultrapassando a cifra de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais).

Apura-se ainda, as altas cifras que deram origem a este débito, as quais ultrapassam R$ 110.000.000,00 (cento e dez milhões de reais) no período aproximado de apenas quatro anos, ligados a um estabelecimento com estrutura física de pequeno porte situado na cidade de Guajará Mirim-RO.

Trata-se de pessoas que foram condenadas em primeiro grau na operação Apocalipse, um deles a pena de dezoito anos de reclusão. Importante frisar que a operação de hoje apura fatos novos, mas guardam grande correspondência com a conduta investigada e provada ao longo da operação Apocalipse.

Os dois conduzidos foram recolhidos ao sistema prisional, ao passo que o grande acervo de provas arrecadadas na data de hoje será detidamente analisado pelos investigadores e técnicos da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado.