PC faz operação para prender Família Mato Grosso que pode ter matado 100 pessoas

PC faz operação para prender Família Mato Grosso que pode ter matado 100 pessoas

Porto Velho, RO - Nesta manhã de quinta-feira (01), a Polícia  Civil deagrou a Operação Xequemate com o objetivo de cumprir 35 mandados de prisão preventiva contra uma organização criminosa conhecida como "Família Mato Grosso". Conforme as investigações da polícia, a organização criminosa pode ter matado até 100 pessoas em um período de dez anos.

 

Ao menos 30 homicídios já estão conrmados como de responsabilidade da "família Mato Grosso". A Operação Xequemate cumpre 21 mandados de busca e apreensão e 21 ordens de afastamento/quebra de sigilo telefônico dos investigados, além das 35 prisões que estão sendo realizadas nas cidades de Ariquemes, Monte Negro, Ouro Preto, Jaru, Porto Velho, Guajará-Mirim, Costa Marques, Paranatinga (MT) e Sapezal (MT).

 

O delegado Rodrigo Camargo responsável pelas investigações informou que há de dez anos a família passou a fazer cobranças no Vale do Jamari, em Rondônia mediante ameaças e extorsões, contratados por empresários locais.

 

Com isso, o bando cou conhecido no meio criminoso e moradores da região passaram a ter medo. Isso porque os parentes matavam qualquer pessoa que desaasse ou desrespeitasse a família.

 

Enquanto os crimes não eram descobertos, segundo a Polícia Civil, a família começou a se sentir "poderosa" e assim foi se estruturando como organização criminosa.

 

A Polícia Civil diz que muitos dos crimes praticados pela família foram reprimidos, alguns parentes até preso, mas os familiares soltos continuavam assassinando seus rivais