Palestra online da Setic nesta sexta-feira, 11, analisa memória de aplicações NET

Palestra online da Setic nesta sexta-feira, 11, analisa memória de aplicações NET

Porto Velho, RO - “Analisando dumps de memória de aplicações NET” é o tema da palestra on-line que a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) promoverá nesta sexta-feira (11), às 12h.

O palestrante é o arquiteto chefe de software Giovanni Bassi, fundador da Lambda3 e Microsoft MVP. Ele se define como “quebrador de status quo”. Escreve artigos, fundou o Net Architects, mantém o podcast Tecnoretórica e da Lambda3, um blog e muitos projetos no Github.

Giovanni trouxe os programas da Scrum.org pro Brasil e criou a Lambda3, “que insiste em fazer projetos e consultoria direito”.

O memory dump (ou despejo* de memória) reproduz tudo o que está armazenado em um determinado momento da execução do programa. Geralmente, quando ocorre um erro.

A cada semana o público interno e externo conhece uma experiência diferente trazida por especialistas. Sixfire, como ficou conhecido o evento, atende às consultas de 12 times (equipes) da Setic. Sem custos para o governo estadual, cada time chama um especialista para lives semanais.

“O objetivo maior é promover conhecimentos entre nós todos: o que a tecnologia utiliza e que dúvidas temos, o que dá certo e o que dá errado, numa cultura de experimentação e aprendizado”, explica o gerente de desenvolvimento na Setic, Maico Moreira.

O palestrante desta sexta-feira mostrará exatamente como identificar o que o usuário fazia no momento da ocorrência. Conforme Maico Moreira, descobre-se, por exemplo, se a ocorrência foi motivada por rede, software ou pela própria internet. “Assim chegamos mais rapidamente à raiz da ocorrência, evitando-se perda de tempo”, ele acrescentou. A Setic mantém 26 servidores de arquivos, como informa o desenvolvedor Tiago Lopes de Aguiar.

Servidores e convidados participam através da plataforma oficial do Estado,e pela fanpage da Setic no Facebook (@setic.rondonia). É livre o acesso ao público, sem a necessidade de cadastro.

_______

* O despejo normalmente trata da reprodução física da memória e é muito importante em linguagens de nível um pouco mais baixo (Assembly, C, C++, etc.) com acesso total à memória, causando resultados inesperados.