Padovani apresenta detalhes de evento que deve reunir mais de 1.5 mil produtores rurais de Rondônia

Padovani apresenta detalhes de evento que deve reunir mais de 1.5 mil produtores rurais de Rondônia

Porto Velho, RO - O titular da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) Evandro Padovani deu mais detalhes sobre o evento do agronegócio que será realizado em Ji-Paraná no próximo dia 30 de outubro. De acordo com o secretário, a expectativa é de o encontro reúna pelo menos 1.5 mil produtores rurais de todo o Estado.

Ainda segundo informações do secretário, as diversas pautas que compõem o evento irão promover um grande debate cujo foco é desenvolvimento e fortalecimento do setor não só em Rondônia, mas em toda região, uma vez que técnicos dos estados do Acre, Mato-Grosso, Amazonas e até mesmo da Bolívia, além de profissionais dos 52 municípios de Rondônia, confirmaram presença. 

A agenda principal do encontro é a entrega do certificado de livre aftosa sem vacinação, status conferido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) aos estados. “Essa classificação é uma vitória para toda comunidade do agronegócio rondoniense, pois só é obtida através de uma ação conjunta.

O Governador Marcos Rocha fez um grande trabalho mantendo Rondônia como referência na agricultura”, comentou Padovani. Ainda segundo o secretário, este status é conferido aos estados de forma semestral através de auditoria promovida pelo MAPA. “Perder essa condição é muito fácil, por isso o trabalho em conjunto e as ações de governo são de extrema importância para que consigamos manter a qualidade da sanidade animal e avançar cada vez mais no setor”, explica. 

Durante a solenidade, serão apresentados os vencedores da 6ª edição do Concafé, além da distribuição de seis milhões de mudas de café como meio de incentivar e comemorar os grandes resultados obtidos pela cafeicultura de Rondônia. 

Outro ponto alto do evento é a entrega de 3.8 mil títulos de propriedade. Este trabalho é de responsabilidade do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo Filho, porém conta com o apoio do Governo do Estado de Rondônia, através de parceria firmada entre o Governador Marcos Rocha com o Governo Federal. “A nossa aliança com o presidente Bolsonaro é de extrema importância para o desenvolvimento de Rondônia. Foi graças a essa parceria que conseguimos estabelecer este projeto grandioso em nosso Estado e maximizá-lo aos outros estados da federação”, disse Marcos Rocha. 

TEREZA CRISTINA

A Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, é uma das convidadas de honra do evento. Ela deve entregar pessoalmente ao governador o status de livre Aftosa. O presidente Jair Bolsonaro também foi convidado a participar do evento.