O dia 31 de março na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 31 de março na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA


Lúcio Albuquerque - [email protected]


BOM DIA 31 DE MARÇO!


RONDÔNIA


1947 – A 2ª Cia. Rodoviária Independente encerra suas atividades sem cumprir a meta de construir uma rodovia de Porto Velho a Vilhena. 1964 – Movimento militar depõe o presidente João Goulart. 1971 – Entra em vigor a Portaria 195 proibindo a garimpagem manual na Província Estanífera do Brasil (RO, e partes do AC AM e MT). 


RELIGIÃO


Encerra-se na Quarta-feira Santa o período de Quaresma iniciado na quadrta-feira de cinzas e celebrado por comunidades cristãs. 

 


COMEMORA-SE

 

Dia da Saúde e Nutrição. Dia da Integração Nacional Católicos lembram Santa Balbina, São Benedito, o mouro e São Benjamin. 


FATOS


1492 — Os Reis Católicos, Fernando e Isabel, assinam o decreto de Alhambra para expulsar todos os judeus da Espanha que não se convertessem ao Catolicismo.

1596 — Nasce René Descartes, filósofo e matemático francês criador do pensamento cartesiano, sistema filosófico que deu origem à Filosofia Moderna.

1727 - Morreu, em Londres, Isaac Newton, o primeiro matemático a descrever a lei da gravidade.

1869 - Morreu o francês Allan Kardec, o o codificador da Doutrina Espírita.  

1889 — A Torre Eiffel é inaugurada por Gustave Eiffel que a projetou.

1892 — Treze generais assinam o Manifesto  contestando a legitimidade do governo do presidente Floriano Peixoto e solicitando a convocação de nova eleição para a Presidência da República.

1964 – O presidente João Goulart, pressionado por um movimento militar com apoio de segmentos diversos da sociedade, abandona Brasília.  

1965 — O Pico da Neblina (2.993,78 m) ponto mais alto do Brasil é escalado pela primeira vez.

1980 - Morre o atleta negro Jesse Owens (EUA) que em 1936, nas Olimpíadas de Berlim, conquistou quatro medalhas de ouro e humilhou Adolf Hitler.


FOTO DO DIA


Recorte de jornal noticiando explosão de um monomotor nas proximidades e Ouro Preto, em Rondônia. O avião entrou no que disseram ser um cumulonimbus quando se dirigia a Ji-Paraná, levando assessores do governador Humberto Guedes. Eu e o jornalista Ciro Pinheiro íamos num outro monomotor, um pouco antes que o que explodiu. Nosso piloto, quando estávamos à altura da fazenda Nova Vida, a 100 Km de Ji-Paraná, avisou que iríamos pousar na fazenda por causa de um temporal imenso mais para a frente. Ele ainda se comunicou com o avião que vinha depois e, pelo que comentou depois conosco, o outro piloto disse que passaria pelo temporal. Sem contato, só ficamos sabendo da tragédia quando pousamos em Ji-Paraná.