O dia 30 de março na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 30 de março na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

 

Lúcio Albuquerque - [email protected]

 

BOM DIA 30 DE MARÇO!

 

Cristãos lembram nesta 3ª feira o dia em que Jesus anuncia a sua morte e a traição.

 

COMEMORA-SE

 

Dia Mundial da Juventude. Dia Mundial do Transtorno Bipolar.  Católicos lembram a 30 de março São João Clímaco, São Zózimo e Beato Amadeu de Savoia.

 

FATOS


240 a.C – Primeiro periélio registrado na passagem do Halley (periélio é o ponto da órbita de um planeta, asteroide ou cometa mais próximo do Sol).

1746 – Nasce o pintor espanhol Francisco Goyacuja obra principal foi “A maja nua”.  

1842 — O éter etílico, como um anestésico, é utilizado pela primeira vez em uma cirurgia pelo Dr Crawford Long.

1844 – Nasce o poeta francês Paul Verlanie. Seu poema “Canção de Outono”, um século depois foi a senha do desembarque aliado na invasão da França.

1867 — O território russo do Alasca é comprado por 7,2 milhões de dólares americanos, cerca de 2 centavos/acre ($4,19/km²).

1912 – Morre o filósofo Karl Marx.

1922 – Os portugueses Gago Coutinho (piloto) e Sacadura Cabral (navegador), decolam de Lisboa para a primeira travessia do Atlântico em hidroavião e ancoram no Arquipélago de São Pedro e São Paulo, em águas brasileiras.

1939 — O número 27 da revista Detective Comics introduz o super-herói Batman.  

 

FOTO DO DIA


1940. O presidente Getúlio Vargas vem a Porto Velho par ficar três horas e fica quase 3 dias. Reuniões políticas, visitas – ele conheceu um ouriço de castanha, e tomou cafezinho na casa de um colono nas proximidades da Embrapa, desfiles cívicos, manifestações de apoio, pedidos, senhoras sempre muito bem arrumadas, presentes, visita ao colégio Dom Bosco e ao Instituto Maria Auxiliadora, foram dias cheios numa cidade de poucas atrações mas muitos intensos para o capitão Aluízio Ferreira, maior autoridade local. Numa das homenagens, um garotinho desfila na passarela levando a Bandeira do Brasil, enquanto Getúlio o chama com o braço esquerdo, para o sorriso de Aluízio, de uniforme no grupo da frente. (F. acervo Anísio Goraieb)