O dia 26 de outubro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 26 de outubro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA
Lúcio Albuquerque, [email protected]
 

BOM DIA 26 DE OUTUBRO!
 

COMEMORA-SE:

Dia do Movimento Pestalozziano no Brasil. Dia Oficial do Músico. Dia Nacional do Metroviário. Católicos lembram São Evaristo, São Ceda, São Adriano e São Demétrio.
 

FATOS:

1863 – Surge a (atual) mais antiga federação de futebol do Mundo, a  Associação de Futebol da Inglaterra.

1868 – Nasce Washington Luís, presidente brasileiro deposto em 1930 pela revolução de Vargas.

1917 - Primeira Guerra Mundial: o Brasil declara guerra às Potências Centrais.

1919 - Mais de 100 líderes anarquistas, em maioria italianos, são banidos do Brasil, após a descoberta de um plano para derrubar o governo.

1956 – Tropas do Pacto de Vrsóvia invadem a Hungria para maner o domínio soviético no país.

1976 – Morre Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo, o pintor brasileiro Di Cavalcanti cuja obra era centrada em imagens de mulatas.

1989- O emprego doméstico é regulamentado no Brasil, dando direito ao salário mínimo, férias, 13º e jornada de 44 horas semanais. .

1997 – Crise no Brasil: A Bovespa fecha com de 15%.

2012 – Lançamento do Windows 8. 
 

FOTO DO DIA:

Espigão d’Oeste - Em 1967 atraídos pela colonizadora Melhorança, famílias de pequenos agricultores, oriundos em maioria do Estado de Espírito Santo, iniciam a colonização da região. Em 12 de agosto de 1970, foi implantado um cruzeiro, pelo Pe. Vicente Vanin Martins e, junto ao cruzeiro, uma garrafa com nomes dos presente. A ocupação gerou uma disputa com o Incra que só terminou depois da invasão pela Guarda Territorial (depois PM/Rondônia). Foi uma luta terrível, conforme a professora Lúcia Teresa dos Santos, em 1982 eleita prefeita, a primeira do Estado, além de várias vezes deputada estadual. Ao fim as terras foram regularizadas e Espigão tornou-se município em 1981, com a maior colônia de Pomerânios do norte brasileiro (na foto em trajes típicos).