O dia 25 de maio na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 25 de maio na história de Rondônia, Brasil e Mundo

25.5 – BOM DIA!

COMEMORA-SE:

Dia da Indústria, Dia da África,  Dia do Massagista, Dia do Trabalhador Rural, Dia Internacional das Crianças Desaparecidas. Católicos lembram Santa Maria Madalena de Pazzi, São Gregório VII e São Beda Venerável.


FATOS:

240 a.C. — Primeiro registro do periélio do Cometa Halley, quando qualquer corpo em órbita espacial se encontra em seu ponto mais próximo ao Sol. 

1460 – Embarcação portuguesa avista as ilhas do arquipélago de Cabo Verde.  

1521 —  Carlos V, Sacro Imperador Romano, emite o Édito de Worms, declarando Martinho Lutero um fora da lei.

1940 — Segunda Guerra Mundial: início da Batalha de Dunquerque.

1974 – A revolução dos Cravos decreta o fim da ditadura salazarista em Portugal.

2018 — Entra em vigor o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), na Europa, com impacto em empresas brasileiras.

1954 — Morre Robert Capa, o grande nome do fotojornalismo de guerra no século XX. 2010 – Em concurso realizado em São Paulo, a angolana Leila Lopes torna-se a primeira africana eleita Miss Universo.

FOTO DO DIA:

Um mito do fotojornalismo, o húngaro Endre Ernő Friedmann, que o mundo conhece pelo pseudônimo Robert Capra, morreu num 25 de maio, há 66 anos. Considerado o grande fotojornalista de guerra do mundo ou, como alguns ainda o chamam, um “mito”, teria sido a grande paixão de outro mito do cinema, a sueca Ingrid Bergman e uma das razões dela ter deixado o cinema em pleno auge. Capa cobriu guerras como a Revolução Espanhola, a II  Guerra Mundial um dos jornalistas que estavam no Dia D, na Normandia. Em 1954, cobrindo a guerra da Indochina foi tentar salvar um ferido e morreu.