O dia 22 de setembro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 22 de setembro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA 

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 22 DE SETEMBRO!

RONDÔNIA:

1997 – O presidente da Federação de Futebol de Rondônia, Heitor Costa, chefia a delegação brasileira sub-17 que na data conquistou um título mundial inédito, depois de vencer a seleção de Gana, no Egito. (Fonte: Federação de Futebol de Rondônia). 1943 – Pelo decreto-lei 5.839, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, o Território do Guaporé fica com quatro municípios: Lábrea (devolvido ao Amazonas em 1944), Santo Antonio (incorporado como bairro a Porto Velho em 1945), Guajará-Mirim e Porto Velho.

COMEMORA-SE:

Dia do Contador. Dia da Juventude do Brasil. Dia Nacional do Atleta Paralímpico. Dia da Banana. Dia Mundial sem Carro. Católicos  lembram Santa Basília, Santa Emérita, São Maurício.

•    FATOS:

1692 — Último enforcamento dos condenados por bruxaria nos julgamentos das bruxas de Salém; os outros são todos finalmente liberados.

1866 — A Batalha de Curupaiti é a única vitória significativa do Paraguai na Guerra do Paraguai.

1888 — É publicada a primeira edição da National Geographic Magazine.

1897 — Morre Antônio Conselheiro, líder religioso brasileiro.

1928- O médico britânico Alexander Fleming descobre a penicilina.

1959 — Santos Dumont recebe o posto honorífico de Marechal-do-Ar.

1988 — A Assembleia Nacional Constituinte aprova o texto definitivo da nova Constituição brasileira.

1991 — Os Manuscritos do Mar Morto são disponibilizados ao público pela primeira vez. 

•    FOTO DO DIA:

Município de Mirante da Serra, em Rondônia. O povoamento da região onde formou se o município de Mirante da Serra teve início no final do século XIX, no Primeiro Ciclo da Borracha. Na época, o único meio de transporte dos habitantes era o fluvial, embarcações transportando seringalistas, seringueiros e mercadorias subiam o rio Machado ou Jiparaná com destino aos diversos seringais ou a colocação de seringueiros isolados na floresta e desciam carregados com látex. Os seringueiros da região de Mirante da Serra transportavam o látex pelo rio Urupá até a foz, no rio Machado.  Via rodoviária o acesso é pela  BR-364, e nas proximidades de Ouro Preto do Oeste pegar a linha 81 para chegar a Mirante, onde vem acontecendo todos os anos a Corrida de avestruz.