O dia 22 de maio na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 22 de maio na história de Rondônia, Brasil e Mundo

22.5 – BOM DIA!

RONDÔNIA:

1981 – Inaugurada em Vilhena a Rádio Vilhena, do Grupo Morimoto.

COMEMORA-SE:

Dia Internacional da Biodiversidade, Dia Nacional do Abraço, Dia Nacional da Aviação de Patrulha e Dia do Apicultor. Católicos lembram Santa Júlia e Santa Rita de Cássia, padroeira das causas impossíveis.

FATOS:

1377 — O Papa Gregório XI emite cinco bulas pontifícias denunciando a doutrina do teólogo inglês John Wycliffe.

1859 – Nasce Arthur Ignatius Conan Doyle, cujo grande sucesso foi criar o personagem “Sherlock Holmes”.

1883 – Nasce o compositor alemão Richard Wagner, um antissemita que seria o preferido do ultra perseguidor de judeus Adolf Hitler 1885 - Morre um dos  grandes nomes da literatura mundial, o francês Victor Hugo e seu grande romance foi Notre-Dame de Paris, é lançado em 1831, considerado o maior romance histórico.  

1900 — Formada a Associated Press em Nova Iorque como uma cooperativa de notícias sem fins lucrativos.

1959 — Revolta das Barcas Rio-Niterói, com levante popular com depredação da residência dos empresários da concessionária.

1977 – Morre o jornalista e político Carlos Lacerda.

1990 - Microsoft lança no mercado o Windows 3.0, que em pouco tempo consegue um grande êxito.

A FOTO DO DIA:

Dia da Aviação de Patrulha, um grupo da Força Aérea Brasileira, formado em 1942 logo após o Brasil declarar guerra contra a Alemanha. E esse grupo tem um papel fundamental na vigilância do espaço aéreo brasileiro na Amazônia, uma caminhada que iniciou há muito tempo, com o Correio Aéreo Nacional, o que valeu à FAB o registro de que seus aviões vão, na região, aonde ninguém pode chegar o que se explica pelas imensas distâncias regionais. Em Porto Velho é comum ver-se os “tucanos” e outros aviões que atuam na área, com sede na Ala 6 baseada na capital rondoniense.