O dia 21 de novembro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 21 de novembro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

UTILIDADE PÚBLICA: Pessoas que tenham familiares com covid, devem separar em saco de plástico, identificado com fita vermelha, o lixo familiar, bem amarrado.

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 23 DE NOVEMBRO!

RONDÔNIA:

Vilhena, a “Cidade Clima da Amazônia”, torna-se o quinto município do Território de Rondônia, instalado pelo governador Humberto Guedes que nomeou seu prefeito o morador Renato Coutinho. Em 1977 – Em Vilhena, afiliada à Rede Amazônica de Televisão, é instalada a TV-Vilhena, tendo como diretor João Castilho.

COMEMORA-SE:

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Dia do Engenheiro Eletricista. Dia Mundial de Ação de Graças. Católicos lembram São Clemente I, São Columbano e Santa Felicidade.

FATOS:  

1891 — Primeira Revolta da Armada: o almirante Custódio de Melo ameaça bombardear a cidade do Rio de Janeiro, forçando a renúncia do presidente Deodoro da Fonseca.

1903 — Olinto De Pretto apresenta o ensaio "Hipótese do éter na vida do universo". Estudiosos di zem queo ensaio foi incorporado por Albert Einstein para criação da Teoria da relatividade.

1913 — Fundação da Universidade Federal de Itajubá, a primeira universidade tecnológica do Brasil, sendo a décima escola de engenharia do país.

1933 - Nasceu João Clemente Jorge Trinta, mais conhecido como Joãosinho Trinta, que modernizou as escolas de samba cariocas.

1935 - Teve início a Intentona Comunista, tentativa fracassada de golpe para tirar o presidente Getúlio Vargas do poder.

1982 – Morre Adoniran Barbosa compositor, autor de clássicos como “Tiro ao Álvaro”, “Trem das Onze” e outras, eternizadas pelo grupo musical “Demônios da  Garoa”.

FOTO DO DIA:

Vilhena, 4ª feira, 23 de novembro. O mais distante distrito de Porto Velho neste dia estava sendo desmembrado da capital, passando (Vilhena) a sediar o sexto município rondoniense, com o governador Humberto Guedes dando posse ao seu primeiro prefeito, o morador Renato Coutinho dos Santos (de branco na foto). Conhecida por “Cidade Clima”, porta de entrada para o Estado pela rodovia BR-364, na divisa com Mato Grosso,  Vilhena era a sede de um aeroporto de apoio ao tráfego aéreo na região, comandado pelo sargento Aymoré. Ali está situada a primeira casa construída pela Missão Rondon e de sua área territorial foram desmembrados mais seis municípios – Chupinguaia, Corumbiara, Cabixi, Cerejeiras, Colorado e Pimenteiras.