O dia 20 de março na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 20 de março na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque - [email protected]

BOM DIA 20 DE MARÇO!

COMEMORA-SE

Dia Internacional da Felicidade. Dia do Contador de História. Dia Mundial da Saúde Bucal. Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude. 
Dia Nacional da Aquicultura. Dia Mundial sem Carne. Dia Nacional de Atenção à Disfagia. 

FATOS:

1800 — Alessandro Volta anuncia ter descoberto um equipamento capaz de produzir corrente elétrica contínua, e cujo princípio ficou conhecido posteriormente como a Pilha de Volta.

1662 - O governo português proíbe a escravidão do índio brasileiro. 

1922 — O USS Langley é comissionado como o primeiro porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos.

1928 -  Nasce em Rio Branco, AC, José Thomaz da Cunha Vasconcellos Neto, o humorista Zé de Vasconcelos, o “pai” brasileiro do “stand up comedy”.

1953 – Falece Graciliano Ramos, romancista, cronista, jornalista. Principais obras: “MemóriNas vilas que se formavamas do Cárcere” e “Vidas Secas”.

1966 — A Taça Jules Rimet, troféu do ganhador da Copa do Mundo da FIFA, é roubada na cidade de Londres.

1969 — Fundada no Brasil a ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, empresa pública que substitui a Departamento de Correios e Telégrafos – DCT.

1987 — Aprovada nos EUA a droga AZT no combate a AIDS/SIDA.

2006 — Inauguração do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, Brasil.

2016 – Barack Obama torna-se o primeiro presidente norte-americano em quase um século a ir a Cuba.

FOTO DO DIA

Uma preocupação constante dos colonos que vinham se instalar em Rondônia, entre a metade de 1960 e metade de 1990, tinha um nome: Educação. Nas vilas que se formavam  no eixo da rodovia ou nas comunidades que se estendiam pelos dois lados da rodovia, onde o poder público não chegava a comunidade se juntava e construía uma escola, dava um jeito de arrumar professor e depois reivindicavam um equipamento melhor. Escolas de professor único para atender ao que se chamava àquela altura de “curso primário”, hoje de 1ª a 4ª série, construídas normalmente nas terras de algum colono, em pau a pique, como a da foto de hoje, na zona rural de Ariquemes.