O dia 19 de novembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 19 de novembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA   

Lúcio Albuquerque
[email protected]

BOM DIA 19 DE NOVEMBRO!
COMEMORA-SE

Dia da Bandeira do Brasil. Dia do Empreendedorismo Feminino. Dia Mundial da Prevenção a Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes. Dia Mundial do Banheiro. Dia Nacional do Cordelista. Católicos lembram São Abdias, São Roque Gonzalez e Santa Matilde.

RONDÔNIA

1915 – Incentivados pela administração estrangeira da Madeira-Mamoré, comerciantes promovem arruaças pelas ruas de Porto Velho, contra o superintendente (prefeito) Fernando Guapindaia. 

COMEMORA-SE

Dia da Bandeira do Brasil. Dia Mundial do Banheiro. Dia Nacional do Cordelista. Dia Internacional da Filosofia.  Dia Mundial da Prevenção a Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes Católicos lembram Santa Cecília, São Abdias, Santa Matilde, São Paulo da Cruz.

BRASIL

1499 - Vicente Yáñez Pinzón zarpa da Espanha e chega ao cabo de Santo Agostinho (Pernambuco) em 26 de janeiro de 1500.

Em 1889 - O governo provisório baixa decretos, regulamentando a bandeira, o brasão de armas, o hino e o selo nacionais.

1906 - Primeira comemoração do Dia da Bandeira.

1910 – Chegada dos missionários da Assembleia de Deus no Brasil.

1966 - Carlos Lacerda e Juscelino Kubitschek emitem a Declaração de Lisboa, anunciando a frente ampla contra o regime militar.  

1967- Morre Guimarães Rosa, um dos maiores escritores brasileiros, obra principal “Grande Sertão – Veredas”.  

1969 - Pelé marca seu gol mil no jogo Santos 2 a 1 Vasco, no Maracanã.

FATOS 

1964 — O Concílio Vaticano II faz a 1ª votação da encíclica Lumen Gentium (Luz dos Povos), sobre a natureza e a constituição da Igreja, também como corpo místico de Cristo.

FOTO DO DIA

1980 – Ao fundo o Rio Madeira e o pátio da extinta ferrovia Madeira-Mamoré, aparecendo  o prédio da estação da estrada de ferro e o armazém onde toneladas de bolas de borracha e outros produtos extrativo vegetais se acumulavam à espera dos navios para levar embora. Durante a cheia do Rio Madeira de 2014 o museu, que funcionava no armazém, e que já vinha tendo dificuldades de cumprir suas finalidades, foi desativado. Na parte inferior da foto a estação de passageiros de linhas urbanas, entre o mercado central (direita) e o prédio “do Relógio”, construído para ser “a administração da EFMM, inaugurado 1950, pelo governador Joaquim Araújo Lima, sendo diretor da EFMM Ananias Ferreira de Andrade”, conforme o historiador Anísio Goraieb. O “Prédio do Relógio” abriga, desde 2019, a sede da prefeitura de Porto Velho. (F. Museu da Memória Rondoniense, colorização Luís Claro).