O dia 14 de julho na história de Rondônia, Brasil e mundo

O dia 14 de julho na história de Rondônia, Brasil e mundo

O DIA NA HISTÓRIA

14 de julho. BOM DIA!

RONDÔNIA:

1899 – Proclamada a República do Acre, tendo como presidente o espanhol Luís Galvez. 1944 – Chega a Porto Velho sob o comando do capitão-engenheiro Ênio Pinheiro, viajando pelo navio-gaiola Tupi, o primeiro contingente da 2ª Cia. Rodoviária Independente. Os equipamentos estavam numa alvarenga rebocada pelo navio Tupi. 1979 – Primeiro casamento comunitário em Rolim de Moura, ainda subdistrito de Cacoal.

 
COMEMORA-SE:

Dia da Academia Brasileira de Música. Dia da Liberdade de Pensamento. Dia de Propagandista de Laboratório. Católicos lembram São Camilo de Lélis e São Francisco Solano.

FATOS:

1570 - O papa São Pio V publica o Missal Romano do Concilio de Trento (a Missa tridentina) com a bula pontifícia Quo Primum Tempore (Desde o Primeiro Tempo).

1789 - Início da Revolução Francesa: parisienses tomam a Bastilha, a prisão do regime monárquico, e libertam sete prisioneiros políticos.

1790 - Revolução Francesa: Em Paris celebram a unidade do povo francês e a reconciliação nacional na Fête de la Fédération.

1867 - O químico sueco Alfred Nobel faz a primeira demonstração da Dinamite.  

1907 – Nascde o automobilista Chico Landi, primeiro brasileiro na Fómula 1.

1909 - Inauguração do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

1933 - Gleichschaltung: na Alemanha, todos os partidos políticos são proibidos, exceto o Partido Nazista, de Hitler.

1951 - Uma rede americana de TV transmite o primeiro programa esportivo em cores: uma corrida de cavalos.

1995 - É lançado o formato de áudio mp3.

1998 - Morre Richard McDonald, empresário norte-americano que criou a rede de restaurantes Mc Donald's, a maior do mundo.

2010 - Entra em vigor a lei que criou o divórcio direto no Brasil.

2016 - Durante as comemorações da tomada da bastilha em Nice, na França, um terrorista ligado ao estado islâmico invade a avenida principal da cidade com um caminhão, atropelando e deixando ao menos 84 mortos e 100 feridos. 

A FOTO DO DIA:

Enquanto do alto de onde estava seu busto, Getúlio Vargas, que o Dipe (Departamento de Imprensa e Propaganda) do governo, aparentemente olha o Rio Madeira, um grupo de “soldados da borracha” olham para cima, procurando observar o “pai dos pobres”, logo após desembarcarem rumo ao alojamento onde ficariam até terem suas vidas definidas, entre seringais ou se instalar em Porto Velho, àquela altura ainda município do Amazonas.