O dia 09 de outubro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 09 de outubro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – [email protected]
rondoniaalemdahistoria.com.br
Só nossa história e os personagens

BOM DIA 9 DE OUTUBRO!

COMEMORA-SE
Dia do Atletismo. Dia Mundial dos Correios. Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais. Dia do Açougueiro e Profissionais do Setor.
Católicos lembram São Leonardi, São Dinis e São abraão. 

RONDÔNIA:

1909 – Cândido Rondon designa “Pimenta Bueno” um rio descoberto pela equipe implantadora da Linha Telegráfica Estratégica, que instalava o sistema de telegrafia por fio entre Cuiabá e Porto Velho. 

BRASIL
1831 — Criado o Corpo de Municipais Permanentes, atual Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro por Diogo Antonio Feijó, regente do príncipe D. Pedro II.

1853 — Nasce José do Patrocínio, jornalista, orador, poeta e abolicionista brasileiro.

1893 — Mário de Andrade, escritor e idealizador da Semana de Arte Moderna 

MUNDO

1410 — A primeira menção conhecida do relógio astronômico de Praga.

1870 – Um grande furacão devasta a região de Antilhas matando perto de 30 mil pessoas.

1944 — Segunda Guerra Mundial: Primeiro-ministro britânico Winston Churchill e o premiê da União Soviética Josef Stalin começam uma conferência em Moscou para discutir o futuro da Europa. 

2006 - A Coreia do Norte realiza seu primeiro teste nuclear.

2006 - YouTube é comprado pelo Google, por U$1,65 bilhão.

2012 — Terroristas Talibãs tenta assassinar Malala Yousafzai, ativista pela Educação de mulheres no Paquistão.

FOTO DO DIA

Seu nome: Mário Raul Moraes de Andrade. Seu nome público: Mário de Andrade. Precursor do Modernismo e, certamente, o grande nome da Semana de Arte Moderna de 1922, misto de poeta, romancista, musicólogo, historiador de arte, crítico e fotógrafo brasileiro. Sua obra “Paulicéia Desvairada” é citada como a que gerou a poesia brasileira moderna.

Cinco anos depois aceitou o convite de uma socialite paulistana, pegou sua nova câmera fotográfica e de navio, depois de barco, viaja Mário de Andrade em plena Amazônia, esticando sua viagem pelo Rio Madeira até Santo Antônio, onde teria surgido a ideia de escrever o livro intitulado “O Turista Aprendiz pelo Brasil”. A visita de Mário de Andrade a Santo Antônio é narrada pelo escritor Júlio Olivar em seu livro “A Cidade que não existe mais”.

Na foto, Mário de Andrade, na imensidão de sua já conhecida obra e vestindo o traje comum na época, apesar do calor dos trópicos, tem como “pano de fundo” uma samaúma, tão imensa que “transforma” o gigante da literatura num pigmeu.