O dia 09 de agosto na história de Rondônia, Brasil e mundo

O dia 09 de agosto na história de Rondônia, Brasil e mundo

O DIA NA HISTÓRIA 

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 9 DE AGOSTO!

RONDÔNIA:

Em 1983, três dias depois de promulgada a primeira Constituição do Estado de Rondônia, o presidente deputado José Bianco, instala o Poder Legislativo, e acontece a primeira sessão ordinária. O deputado Sadraque Muniz (PMDB), de Ji-Paraná, foi o primeiro orador.

1995 – Na Fazenda Santa Elina, em Corumbiara, um confronto entre policiais-militares e posseiros causa 12 mortes, sendo dois PMs, uma criança e nove adultos. O fato fica conhecido como o “Massacre de Corumbiara”.

COMEMORA-SE:

Dia dos Pais (Reza a lenda que na Babilônia, há 4 mil anos, um jovem esculpiu uma mensagem para seu pai, daí advindo a comemoração). Dia Nacional da Equoterapia.  Dia Internacional dos Povos Indígenas. Católicos lembram Santa Teresa Benedita da Cruz (alemã, assassinada pelos nazistas). São Romão. São Fábio.

FATOS:

1173 — Começa a construção do campanário da Catedral de Pisa (hoje conhecido como Torre de Pisa).

1892 — Thomas Edison recebe uma patente para um telégrafo de duas vias.

1896 — Nasce Jean Piaget, psicólogo suíço.

1931 — Nasce Mário Jorge Lobo Zagallo, quatro vezes campeão mundial, duas como jogador, uma como coordenador e outra como técnico.  

1945 – Pela segunda vez o mundo conhece, horrorizado, o lançamento de uma bomba atômica, agora cobre a cidade japonesa de Nagasaki, pelos EUA.

1973 — Lançamento da Marte 7 pela União Soviética.

1974 — Como resultado do caso Watergate, Richard Nixon se torna o primeiro presidente dos Estados Unidos a renunciar ao cargo. 

FOTO DO DIA:

Terça-feira, 9 de agosto de 1983, três dias depois da promulgação da Constituição, realiza-se a primeira sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia; na mesa diretora o vice-reitor da Unir professor Raymundo Castro, o prefeito Sebastião Valladares, o governador Jorge Teixeira, o presidente da ALE deputado José Bianco, abrindo a sessão, e o presidente do Poder Judiciário Fouad Darwich Zacharias.