O dia 05 de outubro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 05 de outubro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque, [email protected]

BOM DIA 5 DE OUTUBRO!

COMEMORA-SE:

Dia da Ave. Dia do Boia Fria. Dia da Micro e Pequena Empresa. Católicos lembram São Benedito, São Plácido, São Mauro, São João da Penna e Santa Faustina.

FATOS:

869 — O Quarto Concílio de Constantinopla é convocado para depor o patriarca Fócio.

1143 — Realiza-se em Zamora (Leão) a conferência do mesmo nome, pela qual é reconhecida pelo rei Afonso VII de Leão e Castela a independência de Portugal.

1414 — Abertura do Concílio de Constança, que resultou no fim do Grande Cisma do Ocidente.

1768 — O Marquês de Pombal obriga, por decreto, os nobres portugueses antissemitas que tivessem filhos em idade de casar, a organizar casamentos com famílias judaicas.

1821 — Expulsão dos exércitos portugueses de Pernambuco, no contexto da Guerra da Independência do Brasil. 1897 — Fim da Guerra de Canudos. 1991 - Inauguração da atual sede do Jardim Botânico de Curitiba, na capital paranaense. 

FOTO DO DIA:

Loja Atallah, cujo patriarca Abdon Jacob Atallah veio para a cidade de Santo Antonio do Madeira logo após começar a era construída a ferrovia Madeira-Mamoré e depois, com a mudança do canteiro de obras para (o que depois se tornou) Porto Velho, e testemunhou a instalação do município em 1915. A Loja Atallah, localizada na esquina das ruas José de Alencar e Barão do  Rio Branco, ainda mantém a mesma estrutura arquitetônica de quando foi construída, a mais de 80 anos.