O dia 05 de agosto na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 05 de agosto na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA A HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 5 DE AGOSTO!
COMEMORA-SE

Dia Nacional da Saúde. Católicos lembram Nossa Senhora das Neves e Santo Oswaldo.

RONDÔNIA

1983 – Decreto do governador Jorge Teixeira eleva à categoria de municípios os distritos de Rolim de Moura e Cerejeiras.

BRASIL

1585 - Iniciada a construção do Forte da Cidade, origem da Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, primeiro nome da cidade de João Pessoa.

1827 — Nasce Manoel Deodoro da Fonseca, proclamador da República do Brasil.

1872 —Nasce o cientista  Oswaldo Cruz, médico infectologista.

1954 — Atentado da Rua Tonelero (RJ), fere  o jornalista Carlos Lacerda e mata o major-aviador Rubens Florentino Vaz, crise que levou ao suicídio do presidente Getúlio Vargas.

1955 – Morre Carmen Miranda, cantora do clássico “O que é que a baiana tem” etc.

2016 — Abertura dos Jogos da XXXI Olimpíada, no Rio de Janeiro. 

MUNDO

1884 — Instalada a Estátua da Liberdade na Ilha de Bedloe, (atual Ilha da Liberdade) em Nova Iorque.

1895 — Morte de Friedrich Engels, filósofo alemão.  1930 - Nasce o astronauta (EUA) Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua.

2015 - Acidente na mina San José (Chile) aprisiona 33 mineiros chilenos a aproximadamente 700 metros abaixo do solo por 69 dias. Todos saem vivos. 

FOTO DO DIA

Um retorno na história: no antigo campo de pouso de Vila Rondônia/Ji-Paraná, o passageiro, bem à moda da época, com o jeans pantalona e a bolsa pendurada no ombro, desce do aparelho EMB110 Bandeirantes, que a empresa TABA – Transportes Aéreos da Bacia Amazônica S/A operava nos voos entre pequenos campos de pouso da Amazônia. O de Vila Rondônia/Ji-Paraná ficava na área onde hoje se localiza o Bairro Urupá, a pista tinha duas valas laterais para que a água dos temporais não prejudicassem ainda mais suas condições, e eram comuns histórias da época, quando aviões deslizavam no lamaçal e iam parar nas valas laterais o que aconteceu com um “catalina” que transportava gado de corte de Cuiabá para Porto Velho.