O dia 07 de agosto na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 07 de agosto na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA A HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 7 DE AGOSTO!

COMEMORA-SE

O Dia Nacional do Documentário Brasileiro.
Católicos lembram São Sisto e Companheiros, São Donato, São Alberto e São Caetano de Tiene.

BRASIL

1501 – Portugueses implantam um marco, na praia de Touros (RN) (município do mesmo nome). Data citada como “Dia do Estado do Rio Grande do Norte”.

1879 – Em  Campos de Cima (Vacaria/RS) cai a maior nevasca até agora registrada no Brasil, com mais de 2 metros de altura.

1978 – Morre o cantor Orlando Silva, o “Cantor das Multidões”.

2006 — Sancionada a Lei Maria da Penha, que a  ONU considera uma das três melhores leis mais fortes no combate à violência contra as mulheres

 MUNDO

1420 — Começa a construção da cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore em Florença.

1932 – Nasce Abebe Bikila, maratonista etíope, 1º homem a vencer duas maratonas olímpicas(1960/Roma, correndo descalço e 1964/Japão) citado como o maior maratonista de todos os tempos.  

1962 — A farmacêutica Frances Oldham Kelsey, recebe do Presidente dos EUA o prêmio “Distinto Serviço Civil Federal” por não autorizar o uso da talidomida.

1976 — O foguete Viking 2 (EUA) entra em órbita ao redor de Marte. 

FOTO DO DIA

Uma cena ainda nas lembranças de milhares de rondonienses, natos ou não, que durante muitos anos enfrentaram, como o ditado popular, “o pão que o diabo amassou” para levar e trazer cargas pela única via de acesso rodoviário da Amazônia Ocidental, a BR-364. Muito se deve aos motoristas de caminhões e ônibus que, à despeito das dificuldades enormes – em alguns atoleiros, conforme testemunhos, veículos grandes, um ônibus inclusive, ficaram em tal estado que foram abandonados, “sepultados” no lamaçal. Em qualquer dos veículos a ordem era uma só: “Todos os passageiros devem descer e ajudar a empurrar”, e muitas vezes nem isso resolvia e o jeito era esperar aparecer um veículo maior, ou uma máquina do 5º BEC  para retirar o atolado da enrascada. Um tempo que ficou só na memória desde que a rodovia foi asfaltada em 1984.