O dia 04 de agosto na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 04 de agosto na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA A HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 4 DE AGOSTO!
O DIA NA HISTÓRIA
COMEMORA-SE

Dia do Padre. Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer. Católicos lembram São João Maria Vianney, e Profeta Moisés.

RONDÔNIA

Em 1963 – O jornal Folha de Goiaz/Goiânia noticia a passagem pela cidade dos jornalistas Vinícius Danin e Milton Alves, vindos de Porto Velho pela BR-364, para pedir ao presidente João Goulart apoio para manter aberta a rodovia.  
1983 – Realizado o plebiscito/consulta sobre a proposta para a criação do município de  Rolim de Moura, então distrito de Cacoal.

BRASIL

1909 — Nasce Roberto Burle Marx, arquiteto e grande nome do paisagismo brasileiro.

1930 - Morte do instrumentista e compositor fluminense José Barbosa da Silva, o Sinhô, o “rei do Samba”.

1957 - Morreu Washington Luis, presidente do Brasil de 1926 a 1930, deposto pela revolução  liderada por Getúlio Vargas.  

MUNDO

1875 - Morte do escritor e poeta de histórias infantis dinarmaquês Hans Christian Andersen.

1944 — A Gestapo captura Anne Frank e sua família em Amsterdam. Anne morreu em um campo de concentração e seu livro “Diário de Anne  Frank” ficou mundialmente famoso.

1957 - O piloto Juan Manuel Fangio (ARG) torna-se pentacampeão na Fórmula 1,  recorde só  quebrado quase 50 anos depois, pelo alemão Michael Schumacher.

1970 – Morre ator hispano-brasileiro Oscar Lorenzo Jacinto de la Inmaculada Concepción Teresa Díaz, o Oscarito, grande nome dos filmes da época dos estúdios Atlântida. 

FOTO DO DIA  

Início da década de 1950, a cidade de Porto Velho conta ainda com pouco mais de 30 mil habitantes (Censo do IBGE), e há vastos espaços vazios além de ser bem visível a  floresta no entorno da capital do recém-instalado (1943) Território Federal do Guaporé. Inaugurado pelo presidente  Getúlio Vargas, em 1940, o prédio dos Correios (círculo amarelo) e de roxo o Cine Resky. Entre os dois a Praça Rondon e ao fundo, ainda em construção, o fórum Ruy Barbosa. À direita a área conhecida por “Baixa da União”, de onde no final da década de 1960 os moradores foram transferidos para o que depois foi cognominado “Bairro da Liberdade”.