Parceria entre Governo de Rondônia e grupo internacional cria 1ª escola com energia 100% renovável

 Parceria entre Governo de Rondônia e grupo internacional cria 1ª escola com energia 100% renovável

Porto Velho, RO - O Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), deu mais um passo para a consolidação do projeto “Luz para a Educação”, cujo foco é a escola Municipal João da Mata, localizada na Reserva Extrativista (Resex) do Rio Pacaás Novos. O projeto irá sanar uma das maiores necessidades da comunidade, que é acesso à energia. O programa irá beneficiar a comunidade com instalação de energia solar fotovoltaica, substituindo o velho motor movido a diesel, que além de poluente tem manutenção alta devido ao consumo de combustível. Ao todo, serão instaladas 15 placas solares para atender a escola.

 

O grupo internacional The Climate Group tem 15 dias para a transferência do recurso, que vai direto para o Centro de Estudos Rioterra. A escola João da Mata será a primeira instituição educacional do Estado de Rondônia que irá contar com 100% de energia solar. O prazo para o desenvolvimento do projeto piloto é de até 50 dias, de acordo com o contexto do cenário pandêmico em Rondônia.

 

O coordenador do projeto, João Raphael Gomes, relatou que no final do ano passado, o Governo de Rondônia, por meio da Sedam submeteu proposta de energia renovável e conseguiu captar US$ 25 mil do Future Fund. Com o recurso, a Sedam convidou o Centro de Estudos Rioterra para ajudar na execução do projeto.

 

“Este fundo foi capitaneado pela Coalização Under2, secretariado pelo The Climate Group. Com esse recurso e com o apoio de execução do Rioterra, vamos garantir à escola o fornecimento de 100% de energia renovável, beneficiando crianças do 1º ao 4º ano”, explicou João Raphael.

 

 

A assinatura do contrato é um marco histórico em Rondônia

 

O coordenador disse ainda que o projeto prevê a capacitação de 10 jovens da comunidade para que aprendam, na teoria e prática, os benefícios da energia solar. O projeto também vai fornecer manuais na temática de mudanças climáticas e energias renováveis para as famílias da Resex e aos parceiros de Governo. “A expectativa é que até dezembro mais projetos possam ser desenvolvidos e novos recursos possam ser captados, visando tornar o nosso Estado cada vez mais referência no desenvolvimento de energias renováveis no Brasil”, ponderou.

 

A ORIGEM DO RECURSO

 

O projeto “Luz para Educação” é financiado principalmente pelos Governos da Coalizão Under2 composta pelo Quebec, Escócia, País de Gales e Baden-Wuerttemberg, por meio do Future Fund, que foi ecriado para aumentar a participação das regiões emergentes e em desenvolvimento e a colaboração com a Coalizão Under2.

 

A coalizão reúne mais de 220 Governos que representam mais de 1,3 bilhão de pessoas e 43% da economia global. Esses Governos incluem signatários do Memorando de Entendimento (MOU) Under2, bem como endossantes nacionais e outros apoiadores. Existem 118 estados e regiões individuais que assinaram o MOU Under2 e são atualmente membros ativos da Coalizão. O Governo de Rondônia é signatário do MOU Under2, um documento que detalha e firma o compromisso de cada um de seus integrantes com o planeta.

 

Na análise da coordenadora de engajamento da Under2 Global, Martine Crowe, o projeto desenvolvido pela Sedam foi avaliado como excelente proposta, com explicações sobre a relevância e necessidade em detalhes. “Ficamos particularmente impressionados com os múltiplos benefícios apresentados pelo projeto como energia limpa, benefícios educacionais, contribuição para gestão de áreas protegidas, entre outros, e com a possibilidade de atuarmos em regiões que não nos seriam possíveis sem essa parceria. Outro ponto relevante é a aproximação entre nossas instituições e um importante Governo na região Amazônica, estratégica na agenda climática, na qual The Climate Group e a Coalizão Under2 atuam com protagonismo”, disse a coordenadora.