Ouro Preto do Oeste e Jaru finalizam aplicação de primeira dose da vacina contra Covid-19

Ouro Preto do Oeste e Jaru finalizam aplicação de primeira dose da vacina contra Covid-19

Porto Velho, RO - Os municípios de Jaru e Ouro Preto do Oeste já cumpriram a primeira meta de vacinação em Rondônia. Ambos os municípios concluíram nesta semana as aplicações da primeira dose da vacina de combate à Covid-19. Nesta etapa, Ouro Preto aplicou 2.106 vacinas recebidas do Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e Jaru, 2.751 doses recebidas. Os assistidos eram pessoas do grupo prioritário.

 

Os resultados podem ser conferidos no Painel Covid-19, plataforma que contempla o resultado da vacinação por município e demais informações acerca do combate à doença. O terceiro município no ranking de melhor vacinador no Estado de Rondônia é Alto Paraíso. Das 910 vacinas recebidas, aplicou 907, ou seja, 99,70% das doses.

 

Todas as sextas-feiras, o Governo de Rondônia vai apresentar, por meio de matérias jornalísticas, o ranking de municípios que mais vacinaram no decorrer da semana.

 

Ana Flora Gerhardt, diretora-geral da Agevisa, ressalta o empenho dos municípios a partir do momento que entenderam a importância de registrar os dados no sistema “Painel Covid”. “Foi uma evolução rápida o retorno que os municípios deram a partir do momento que nos reunimos. Ficou muito claro que estão vacinando e que só faltava realmente apresentar o resultado”, identificou.

 

O coordenador Estadual de Imunização, Ivo Barbosa, lembra que “a transparência com os dados de vacinados é importante para os órgãos fiscalizadores acompanharem os registros, bem como a população em geral, que acompanha de perto a evolução do público prioritário vacinado”.

 

Nos dados publicados no Painel Covid-19 na manhã desta sexta-feira (26), sete municípios apresentam taxa de vacinação acima de 90%: além de Ouro Preto do Oeste, Jaru, Alto Paraíso, Cerejeiras, Theobroma, Teixeirópolis e Ariquemes.

 

Mas também há os que ainda apresentam resultado pouco expressivo sobre a vacinação, como o município de Vale do Anari. Das 499 doses recebidas, consta no sistema “Painel Covid” que aplicou apenas 192, o que corresponde a 38,5% da meta; em Monte Negro, das 773 doses recebidas, consta no sistema que 324 (41,9%) foram administradas e Parecis, das 352 doses recebidas só comprova a aplicação de 152 (43,2%).

 

REGIONAIS DE SAÚDE

 

Na quinta-feira (25), a direção e Coordenação de Imunização da Agevisa, além do Ministério da Saúde, se reuniram com representantes das Regionais de Saúde de Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, Rolim de Moura e Cacoal para discutirem a alimentação de dados no sistema de informação do Governo que detalha a aplicação de vacinas de combate à Covid-19.

 

DOSES EXCEDENTES

 

Ouro Preto do Oeste e Jaru, além de aplicarem as doses previstas, utilizaram, ainda, as doses excedentes, que no caso de Ouro Preto somaram mais 44 doses e Jaru, 40. As doses excedentes foram possíveis nessa primeira fase da campanha de imunização, tendo em vista que os laboratórios envasaram um volume de segurança, ou seja, um pouco mais do imunizante em cada frasco, prevendo acidentes. “Cada frasco contém 10 doses, no entanto os laboratórios envasaram um pouco mais, prevendo acidentes e até mesmo desperdício no momento da aspiração da dose”, explica Ana Flora.

 

Dentro dessa perspectiva, há frascos que chegaram até com 11 doses em Rondônia e os municípios estão avançando no cumprimento da meta vacinal prevista em seus respectivos Planos de Imunização. A diretora ressaltou que acerca das doses excedentes, os laboratórios já foram informados e que a situação pode ser corrigida já nos próximos lotes recebidos do Ministério da Saúde.