O dia 22 de março na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 22 de março na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA


Lúcio Albuquerque - [email protected]


BOM DIA 22 DE MARÇO!


COMEMORA-SE


Dia Mundial da Água, mesma data em que a ONU instituiu a Declaração Universal dos Direitos da Água. Católicos lembram Santa Catarina de Gênova Santa Lia e São Paulo, bispo. 


FATOS

 

1765 — O Parlamento britânico aprova a Lei do Selo, que introduz um imposto a ser cobrado diretamente em suas colônias americanas.

1832 - Morre Johann Wolfgang von Goethe, escritor e filósofo alemão.

1895 — Primeira exibição (em uma tela particular) de filmes por Auguste e Louis Lumière.

1935 — O primeiro programa regular de televisão no mundo é transmitido através da antena no alto da Torre de Rádio de Berlim.

1941 – Apesar do Brasil ser neutro àquela altura, o navio brasileiro Taubaté é metralhado pelos alemães no Mar Mediterrâneo.

1944 – Nasce o cantor brasileiro Jorge Ben.

1963 — Please Please Me, o primeiro álbum dos Beatles, é lançado no Reino Unido.

1995 — O cosmonauta Valeri Polyakov retorna à Terra após estabelecer o recorde de 438 dias no espaço.

 

FOTO DO DIA

 

A ocupação do espaço físico rondoniense, a partir da metade dos anos 1960 exigiu muito dos que tiveram coragem para sair de suas terras, no centro sul e buscar o “eldorado”, que muitos chamavam de “Terra do Leite e do Mel”. Daquela gente que veio pela rodovia e chegou só Deus sabe como, houve muitas demonstrações de coragem. Mas para os técnicos do Incra, o pessoal da Sucam ou as professoras do Mobral, que levavam o projeto de alfabetização para todos os cantos do Território, o risco também era grande, porque até a metade da década de 1980 as estradas eram apenas picadões abertos em meio a selva, e um dos perigos era passar nas pontes improvisadas, as “pinguelas” (foto) onde cenas como esta, próxima a Cerejeiras, eram comuns. Algumas vezes com perda de vidas.