Centro de Zoonoses continua vacinando durante a pandemia

Centro de Zoonoses continua vacinando durante a pandemia

Porto Velho, RO - Mesmo com a pandemia da Covid-19, o atendimento no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Porto Velho continua. O Centro que tem como missão investigar, controlar e prevenir zoonoses de relevância à saúde pública, oferece gratuitamente a vacina antirrábica para os munícipes.

Além da vacinação, realizada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, o CCZ trabalha com a coleta e envio de amostras para diagnóstico de zoonoses, inspeções zoossanitárias, para prevenção e controle de infestação de sinantrópicos e investigação de casos suspeitos de transmissão de zoonoses, entre outras atividades.

“Muitos acreditam que a finalidade do centro seja abrigar animais abandonados, mas este não é nosso papel. Nós trabalhamos no controle e na investigação, nosso objetivo é prezar pela saúde pública”, explicou o gerente de controle de zoonoses e animais domésticos da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Thiago Martinho, ao detalhar que abrigar animais não é uma atribuição do órgão, de acordo com o Manual de Vigilância e Controle de Zoonoses do Ministério da Saúde (MS).

Nos casos suspeitos de zoonoses, segundo Thiago, o período adotado para observação do animal é de cerca de dez dias, podendo ser prorrogado a critério do médico veterinário. “Só adentram ao CCZ animais com a finalidade de controle ou investigação de zoonoses relevantes a saúde pública”, concluiu.
O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na Avenida Mamoré, nº1120, Cascalheira. O telefone para mais informações é o (69) 98473-6712.