Semusa realiza atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis

Semusa realiza atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis

Porto Velho, RO - A Secretaria Municipal de Saúde realiza mais uma ação da gestão Hildon Chaves que visa a realização de campanhas educativas para garantir saúde preventiva da população de Porto Velho.

Nesse sentido, a Semusa está intensificando o combate a sífilis e a sífilis congênita em alusão ao Dia Nacional de Combate a sífilis e a sífilis congênita instituído por lei como sendo o terceiro sábado de outubro como o dia D.

Segundo a secretária de Saúde do município, Eliana Pasini, será desenvolvida uma campanha neste mês de outubro para conscientizar a população sobre o tema. No dia 19 de outubro, acontece às 17hs no Espaço Alternativo, a primeira Caminhada Todos Contra a Sífilis.

"No dia 21 às 10h, será realizada a abertura da campanha na Unidade Ronaldo Aragão no Bairro Nacional", informou a titular da Semusa, acrescentando que nesta mesma data no turno da tarde a partir das 15h, as atividades continuam na Unidade da Estratégia da Saúde da Família Renato Medeiros, no bairro Cidade do Lobo.

O objetivo geral da campanha é conscientizar a população sobre os métodos de prevenção e transmissão do agravo, bem como enfatizar a importância do diagnóstico oportuno e do tratamento adequado da sífilis como doença sexualmente transmissível.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde das Infecções Sexualmente Transmissível – IST da Divisão de Vigilância Epidemiológica/DVS da Semusa, enfermeira Maria de Lurdes Oliveira, a parceria com o Departamento da Atenção Básica e programas de Saúde da Mulher e Saúde da Criança incentivará as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis em todas as unidades de saúde, principalmente às gestantes e seus parceiros.

"Serão oferecidos: preservativos (masculino e feminino), testes rápidos com orientações sobre o manejo clínico dos pacientes, garantindo o tratamento adequado quando necessário", adiantou ela.