Semagric reúne apicultores para discutir projeto Mel do Porto

Semagric reúne apicultores para discutir projeto Mel do Porto

Porto Velho, RO - O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Cláudio Pereira, o Luiz Cláudio da Agricultura, reuniu-se nessa semana com os dirigentes da Associação dos Apicultores e Melicultores da Amazônia, para discutir estratégias capazes de alavancar a produção de mel em Porto Velho, conforme o projeto de diversificação e fortalecimento da agricultura familiar idealizado pelo prefeito Hildon Chaves e colocado sob a responsabilidade da Semagric.

A reunião foi provocada pelo próprio Luiz Cláudio, com a finalidade de ouvir os produtores. Além do presidente, Carlos Pascoal, outros 12 integrantes da entidade estiveram presente. “Nossa intenção é firmar parceria e nesse caso precisávamos saber no que podemos ajudar”, disse, citando que o primeiro apontamento dos produtores é a organização da cadeia produtiva e incentivo para que mais pessoas sejam inseridas nessa variante de produção rural, que é bastante lucrativa e tem mercado assegurado.

Hoje, não existem informações detalhadas nem da quantidade de produtores e nem de quanto se produz em Porto Velho. A princípio, o projeto de incentivo foi batizado como Mel do Porto.

Nesse primeiro encontro os apicultores anotaram a necessidade de um terreno onde possam implantar o que chamam de “casa do mel”, uma central onde o produto será recebido e processado.

De imediato ficou acordado que a Semagric vai oferecer treinamento, capacitação e equipamentos básicos, como caixas para acomodação de enxames. Também deverá promover, nos próximos dias um encontro para exposição do potencial produtivo e dar prosseguimento ao processo de cadastramento de produtores e também daqueles que pretender obter capacitação para começar a produzir.

“Nós estamos trabalhando no sentido de criar condições para novos produtores de mel, notadamente dentro do contexto familiar, inclusive incentivando mulheres e jovens”, disse Luiz Cláudio da Agricultura.