Sema apresenta resultado das ações ambientais durante o mês de junho

Sema apresenta resultado das ações ambientais durante o mês de junho

Porto Velho, RO - Por meio da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), a Prefeitura de Porto Velho apresentou, na tarde desta quinta-feira (11/7), o balanço das atividades realizadas durante a Semana e o Mês do Meio Ambiente, correspondente ao período de 3 a 29 de junho. No total, mais de 12 mil pessoas participaram das ações. A iniciativa foi destacada pelo prefeito Hildon Chaves, que encoraja e apoia esse tipo de ação na capital.

Conforme o subsecretário Robson Damasceno, o trabalho ocorreu de forma integrada com outros órgãos e secretarias. “A parceria amplia as ações e dá visibilidade as questões ambientais no município de Porto Velho, pois, com o trabalho integrado, quem ganha é o meio ambiente e os munícipes, que têm a sua disposição uma série de atividades para melhorar os conhecimentos, além de ter momentos de reflexão, de debates e conscientização para novas práticas ambientais”, disse.

Durante o período de atividades, foram atendidos, diretamente, 5.835 alunos, de 21 escolas da rede de ensino municipal e estadual do núcleo urbano de Porto Velho, com palestras pela manhã e à tarde. Em Nova Mutum, participaram 180 crianças e, em Jaci-Paraná, outros 957 alunos e 5 professores. Nas escolas estaduais, as ações ocorreram nas escolas Murilo Braga e Duque de Caxias, inclusive com realização de pit stop, com o envolvimento de 136 alunos.

Mudas

Em 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, por exemplo, a Sema, em parceria com a Energisa/Ceron, realizou atividades no Espaço Alternativo, onde foram distribuídas 1.100 mudas de espécies frutíferas e essências florestais, além de atividades como demonstração de geração de energia limpa. Houve, ainda, distribuição de panfletos contendo orientações importantes para a população.

Outras ações ocorreram no Ministério Público Estadual, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Amazon Fort, Termonorte, Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Batalhão de Polícia Ambiental, Embrapa, na Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (SOPH), dentre outros locais.

Encerramento

O encerramento das atividades aconteceu no Ecoparque Pirarucu, intitulado ‘Evento Cutural Ambiental’, com entrega de premiação para os alunos ganhadores do concurso de redação, comidas típicas e músicas regionais, com a presença de cerca de 900 pessoas. “Somando todas as atividades, participaram diretamente mais de 12.706 pessoas”, informa o subsecretário Robson Damasceno.

Parceiros

A Sema agradece a parceria com a Funasa, Seduc, Semed, Embrapa, Defesa Civil Municipal, Sipam, Unir, Eletronorte, Termonorte, Distribuidora Cristal, Grupo Votorantin, Senac, Energisa/Ceron, Semtran, MP/RO, Uniron, SOPH, Unama, Seicho´No-Ie, Fimca, Amazonfort e Batalhão da Polícia Ambiental.