Seduc promove campanha “Janeiro Branco” em alusão ao mês de conscientização da saúde mental

Seduc promove campanha “Janeiro Branco” em alusão ao mês de conscientização da saúde mental

Porto Velho, RO - Saúde mental: de janeiro a janeiro o cuidado é essencial,

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promove a campanha “Janeiro Branco”, em alusão ao mês da conscientização da saúde mental. O Núcleo de Sáude Ocupacional (NSO) da pasta é o responsável pela campanha. De acordo com a assistente social, Laura Cristina, o núcleo aderiu à campanha há mais ou menos dois anos e segue desenvolvendo atividades desde então. “O mês de janeiro é escolhido justamente por tratar-se do primeiro mês do ano, mês de reflexões, expectativas e planejamentos para o ano vigente. O branco remete a figura de uma página em branco, com a possibilidade de reescrever uma nova vida durante 365 dias”.

A assistente expressou que em anos anteriores, o NSO desenvolvia atividades presencialmente, mas, devido à pandemia do coronavírus, este ano, a campanha ocorrerá de forma digital, com transmissões ao vivo e cards informativos nas redes sociais da secretaria. Ocorrerá também o dia do pacto pela saúde mental, onde os servidores da Seduc são convidados a participarem da transmissão no dia 22 de janeiro no horário das 8h30 às 10h em ambiente virtual com temáticas de atividade física, nutrição e saúde mental.

Os interessados em participar das atividades devem se inscrever através do formulário https://forms.gle/iJvMeYT4qhpoNq2m8. Após esse procedimento, um e-mail será encaminhado contendo o link para participação da videoconferência e materiais a serem utilizados. “O Dia do Pacto pela Saúde Mental trata-se de um ato simbólico a ser realizado, para que os servidores compreendam como priorizar a saúde no dia a dia.”

A psicóloga especialista em saúde mental, Val Marques, comenta que a saúde mental deve ser observada e trabalhada diariamente. “Essa campanha tem ganhado importância por conta da pandemia do novo coronavírus, onde muitas pessoas se viram ansiosas, vindo até a desenvolver alguns transtornos. O acompanhamento do profissional na vida, no trabalho através da saúde ocupacional, pontuando, orientando é de fundamental importância ”.

O NSO reforça o compromisso com a saúde do servidor da educação e convida a todos a aderirem à campanha.