Secretaria de Saúde realizará atividades no Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar

Secretaria de Saúde realizará atividades no Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar

Porto Velho,RO - A Secretaria Estadual de Saúde, através do Núcleo de Educação Permanente do Pronto Socorro João Paulo II, irá promover o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar. O evento terá como objetivo transmitir o conhecimento a população em geral sobre o suporte básico de atendimentos a situação de parada cardiorrespiratória, até a chegada do profissional médico.

A parada cardíaca é um evento súbito e imprevisível, pode acontecer a qualquer momento, com qualquer pessoa e em qualquer lugar. Grande parte das paradas ocorre fora do ambiente hospitalar, principalmente em residências, no jogo de futebol, podendo acontecer com familiares e amigos.

Cerca de 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes de chegar ao hospital, uma reanimação cardiopulmonar imediata pode dobrar, ou mesmo triplicar, as chances da vítima sobreviver.

Baseado nessa importância e necessidade foi criado o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, onde acontecem em várias cidades do país diversas ações.

ATIVIDADES

Em Porto Velho acontecerão dois eventos apoiados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau): às 10h no Porto Velho Shopping com a Liga Acadêmica de Cirurgia Trauma e Emergência de Rondônia e às 16h, evento realizado pelo Núcleo de Educação Permanente e a Gerência de Enfermagem do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, no Espaço Alternativo, com a equipe de emergência do JPII.

Nos dois eventos, uma grande estrutura será montada com manequins próprios para treinamento. Médicos, acadêmicos de medicina e enfermeiros estarão presentes nos locais como instrutores.

Pesca Esportiva