Satélite da Nasa registra concentração de queimadas em Rondônia e Amazonas

Satélite da Nasa registra concentração de queimadas em Rondônia e Amazonas

Porto Velho, RO - A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) divulgou uma foto que revela a concentração de queimadas nos estados de Rondônia e Amazonas, na Região Norte do país. A maior floresta tropical do mundo é consumida pelas chamas e a imagem, feita em agosto, revela que os incêndios se concentram em locais onde a mata foi derrubada para a criação de pastos. 

A fumaça produzida pelo consumo da região pelo fogo se espalha por outras nações da América do Sul. "O moderado espectrorradiômetro de imagens de resolução (Modis) do satélite Aqua capturou as imagens de vários incêndios ocorridos nos estados de Rondônia, Amazonas, Pará e Mato Grosso, ao longo de agosto", informou a Nasa, em nota.   

De acordo com dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Amazônia concentra 52,5% dos focos de queimadas de 2019. O Cerrado aparece em segundo lugar, com 30,1% dos focos de incêndio, seguido pela Mata Atlântica, com 10,9%.  

Nesta quarta-feira (21/8), uma forte mobilização em prol da Amazônia tomou as redes socais. No Twitter, nas últimas 24 horas, cerca de 1 milhão de mensagens foram publicadas sobre o tema. Também houve forte repercussão na imprensa internacional.

Pesca Esportiva